Egito dará aulas de hieróglifos para alunos do ensino fundamental e médio

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

O Egito irá introduzir o estudo de hieróglifos egípcios nos currículos do ensino fundamental e médio, de acordo com um comunicado do Ministério da Educação egípcio esse mês.

A novidade será aplicada em 2021. A proposta é educar os alunos sobre a história do Egito Antigo e conscientizá-los sobre a importância de entender seu próprio passado e familiarizá-los com o estudo científico e assim colocar mais egípcios na carreira acadêmica de Egiptologia. De acordo com a proposta apresentada, o esperado é que existam mais estudantes preparados para a vida universitária em 2030.

Os professores de estudos sociais da quarta série do ensino fundamental já estão sendo treinados através de um programa de cooperação entre a Biblioteca Alexandrina (representada pelo Centro de Estudos da Caligrafia) e a Direção de Educação de Alexandria (representada pela Administração Geral da Educação).

Outro ponto importante é que o Centro de Estudos de Caligrafia da Biblioteca Alexandrina publicou um livro intitulado “Palavras da Vida no Antigo Egito: Hieróglifos para Crianças” tanto em árabe como em inglês. A obra é indicada para crianças de 9 a 14 anos. 

  • Para quem tem curiosidade em aprender um pouco sobre tradução de hieróglifos egípcios, um colega meu escreveu uma gramática super completa. E o melhor? Em português! trata-se de “Gramática Fundamental de Egípcio Hieroglífico” (Ronaldo Guilherme Gurgel Pereira). Confira neste link: https://amzn.to/3bdre0Q

Fontes:

Egypt to introduce hieroglyphs into educational curricula next year. Disponível em < https://www.egypttoday.com/Article/4/100553/Egypt-to-introduce-hieroglyphs-into-educational-curricula-next-year >. Acesso em 5 de abril de 2021. 

BA organizes hieroglyphics training courses for teachers of Egypt’s primary schools. Disponível em < https://www.egypttoday.com/Article/4/100813/BA-organizes-hieroglyphics-training-courses-for-teachers-of-Egypt%E2%80%99s-primary >. Acesso em 12 de abril de 2021.