Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram
Semana passada, a unidade arqueológica do Terminal 1 e da Polícia do Aeroporto do Cairo (Egito) conseguiram impedir uma tentativa de contrabando de manuscritos arqueológicos dos séculos 17, 18 e 19. A notícia foi dada pelo Ministério de Turismo e Antiguidades, que relatou que a apreensão incluiu três rolos de papiro e um molde de moeda de metal com uma tughra que data da era otomana. Os textos tratam de uma jurisprudência islâmica, medicina espiritual do bispo Mikhail de Atrib e Orações da Grande Quaresma em copta e em árabe.
O crime foi descoberto após as autoridades receberem um relatório da Polícia de Segurança de Passageiros, que suspeitou de artefatos arqueológicos na posse de um viajante. O comunicado acrescentou que um comitê arqueológico especializado foi formado pelo Conselho Supremo de Antiguidades e pela Biblioteca e Arquivos Nacionais Egípcios, chefiado por Malak Noshy, um inspetor do Setor de Antiguidades Islâmicas. Assim que o crime foi confirmado, os artefatos foram enviados imediatamente para o Museu Copta para restauro.
Vale lembrar de um caso que ocorreu em 2019, onde um contrabandista tentou tirar do Egito pedaços de múmias escondidas em uma caixa de alto-falantes, mas foi descoberto por funcionários do aeroporto.
Fonte:
Photos: Egyptian authorities foil attempt to smuggle archaeological manuscripts. Disponível em < https://www.egyptindependent.com/photos-egyptian-authorities-foil-attempt-to-smuggle-archaeological-manuscripts/ >. Acesso em 7 de novembro de 2021.