Por Márcia Jamille Costa | @MJamille
Foram encontradas esta semana por uma das equipes do SCA seis pedaços de imagens do faraó Amenhotep III e sua esposa Tiye (XVIII Dinastia) em Medinet Habu. Tais partes pertencem às estátuas que hoje estão no centro do salão principal do Museu Egípcio do Cairo.
De acordo com o secretário-geral do SCA, Dr. Zahi Hawass, as estátuas, que foram descobertas em 1889 por Auguste Mariette em também em Medinet Habu, foram “complementadas” por uma equipe restauradora italiana com alvenaria moderna.
As peças recuperadas de Amenhotep III pertencem ao seu peito, coroa e perna, já dentre as encontradas da rainha Tiye está parte de sua peruca. Em breve os pedaços serão levados para o Museu Egípcio do Cairo e recolocados no seu local original.
Essas seis peças são apenas alguns dos cerca de 1.000 fragmentos de estátuas que têm sido encontradas e que datam da época faraônica até o copta. O supervisor da escavação é o arqueólogo Abdel Ghaffar Wagdy que disse que os pedaços foram encontrados durante o resgate de artefatos em um projeto para diminuir as águas subterrâneas na margem oeste de Luxor.
Fonte:
Dr. Hawass: Press Release – Pieces of Amenhotep III and Tiye statue found. Disponível em: < http://www.drhawass.com/blog/press-release-pieces-amenhotep-iii-and-tiye-statue-found>. Acesso em 12 de Janeiro de 2011.