Por Márcia Jamille Costa | @MJamille
O achado, realizado pelas equipes da Universidade de Liège e da Universidade Livre de Bruxelas, ocorreu no início deste ano em Sheikh Abdul Gorna (próximo a Luxor).
A tumba do funcionário era uma pirâmide de pedra calcária que poderia ter alcançado 15 metros de altura e 12 de diâmetro.
De acordo com as informações da equipe o nome do vizir era Khay e ele trabalhou para o faraó por 15 anos.
O vizir Khay já era um nome bastante conhecido entre os pesquisadores do Período Raméssida, pois estava presente em vários documentos oficiais da época. Inclusive na página do Arqueologia Egípcia no Facebook já foi realizado o post de uma imagem comentando sobre ele.
Fontes da notícia:
Pesquisa encontra ruínas de pirâmide sobre túmulo de vizir do Antigo Egito. Disponível em < http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/pesquisa-encontra-ruinas-de-piramide-sobre-tumulo-de-vizir-do-antigo-egito.html >. Acesso em 20 de fevereiro de 2013.
Ramsis II vizier’s tomb cover discovered. Disponível em < http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/65217/Heritage/Ancient-Egypt/Ramsis-II-viziers-tomb-cover-discovered.aspx >. Acesso em 20 de fevereiro de 2013.