Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram
Nefertari foi uma rainha que governou o Egito durante a 19ª Dinastia (Novo Império) ao lado do seu esposo a Ramsés II. Ela possuiu tanta importância que sua memória foi honrada em um templo dedicado a ela mesma em Abu Simbel, que fica na fronteira entre o Egito e o Sudão, Antiga Núbia.
Ela foi sepultada em uma grande e lindamente decorada tumba no Vale das Rainhas, que foi descoberta por Ernesto Schiaparelli em 1904 e desde então identificada como QV-66.
A exemplo de outras sepulturas da antiguidade egípcia, a sua já tinha sido roubada em algum momento no passado e sofreu severos ataques de vandalismo. Isso culminou em um extenso programa de restauro das suas pinturas em 1986, sob a coordenação do Instituto Getty.
— Saiba mais: A restauração na tumba de Nefertari
A sua múmia jamais foi identificada, embora no momento da descoberta da sua tumba Schiaparelli tenha encontrado um par de pernas mumificadas, que ele levou para o Museu Egípcio de Turim. Em 2016 um grupo de pesquisadores analisou esses restos mortais e como conclusão eles alertaram que não existe certeza absoluta de que essas pernas teriam sido outrora de Nefertari, embora eles considerem ela como o cenário mais provável.
— Saiba mais: A múmia da Rainha Nefertari foi mesmo encontrada?
Veja algumas fotos de como o túmulo está hoje:
Tenha em casa: Quer ter uma imagem que remeta aos antigos artistas egípcios? A Edições Del Prado, uma editora especializada em vendas de fascículos com imagens colecionáveis, possui uma coleção intitulada “Cenas do Egito Antigo”. Uma delas é justamente a de artistas desenhando uma imagem parietal tal como devem ter feito na tumba desta rainha.
Clique aqui para conferir a peça ou aqui para ver as demais cenas.