Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram
No último dia 29 de abril (2018), como anunciado na nossa página no Facebook, um incêndio irrompeu em um dos prédios do Grande Museu Egípcio, cuja inauguração está prevista para este ano de 2018. As chamas tiveram início ainda pela manhã e atingiu a área do prédio de conferências e um guindaste próximo. O fogo foi contido 1 hora depois pelo o corpo de bombeiros do próprio museu com o auxílio do caminhão dos bombeiros da Segurança Civil.
Proposta de como seria o GEM totalmente pronto.
Felizmente não existem vítimas, nenhum artefato arqueológico foi danificado e no geral a estrutura do prédio está bem.
GEM em 2013. Foto: Neal Spencer. 2013.
A causa do desastre ainda é desconhecida e uma investigação foi aberta.
O Grande Museu Egípcio foi construído com a finalidade de ser o maior do Egito e abrigará algumas das peças arqueológicas mais importantes do país, a exemplo daquelas pertencentes a tumba do faraó Tutankhamon, que foi descoberta praticamente intacta em 1922. Veja abaixo algumas imagens.
#BreakingNews: Fire erupts at Grand Egyptian Museum in Giza, which is yet under construction#Egypt #BREAKING pic.twitter.com/dKbIVjHUQ0
— Daily News Egypt (@DailyNewsEgypt) April 29, 2018
Incêndio em um dos prédios do Grande Museu Egípcio (Grand Egyptian Museum).
Segundo consta 10 carros de bombeiros estão no local. #Egito #Arqueologia pic.twitter.com/tEw9kguxxN
— Márcia Jamille (Æ) (@MJamille) April 29, 2018
Fontes:
No one hurt, no artefacts damaged in scaffolding fire outside Grand Egyptian Museum: Ministry. Disponível em < http://english.ahram.org.eg/News/298579.aspx >. Acesso em 29 de abril de 2018.
Investigations still under way into Grand Egyptian Museum’s fire. Disponível em < http://www.egyptindependent.com/investigations-still-under-way-into-grand-egyptian-museums-fire/ >. Acesso em 29 de abril de 2018.