Inauguração oficial do Grande Museu Egípcio é adiada por conta de tensões entre Israel e Irã

O governo egípcio anunciou o adiamento da tão aguardada inauguração oficial do Grande Museu Egípcio (GEM), que estava prevista para o próximo dia 3 de julho. Segundo comunicado oficial, a decisão foi tomada em decorrência dos recentes desdobramentos em relação ao ataque de Israel ao Irã e o inicio da guerra entre estes dois países.

Uma nova data para o evento será definida no último trimestre deste ano, após coordenação com as autoridades responsáveis e deverá ser anunciada no final do ano.

De acordo com o governo, o adiamento reflete a responsabilidade nacional do Egito e o desejo de garantir que a cerimônia de inauguração aconteça em um clima de segurança e estabilidade, com condições que permitam uma ampla participação internacional. O objetivo é oferecer um evento à altura da importância histórica e cultural da civilização faraônica.

Enquanto a cerimônia oficial não acontece, o museu seguirá funcionando normalmente em sua fase de abertura parcial, recebendo visitantes e oferecendo ao público a oportunidade de conhecer parte de seu vasto acervo arqueológico.

Fonte:

Ministério de Turismo e Antiguidades via Instagram: https://www.instagram.com/p/DK4oBE_NHcw/