No último mês de novembro o renomado arqueólogo Zahi Hawass voltou a afirmar que está prestes a anunciar uma grande descoberta dentro da Grande Pirâmide de Gizé, que, segundo ele, poderá reescrever um capítulo da história da arquitetura da pirâmide.
O anúncio foi feito no dia 8 de novembro, durante a Feira Internacional do Livro de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Na ocasião, Hawass declarou que uma passagem de cerca de 30 metros de comprimento teria sido identificada dentro da pirâmide do faraó Khufu (Quéops, em grego), graças ao uso de equipamentos avançados e robôs. A estrutura terminaria em uma “porta” cuja função ainda é desconhecida.

A revelação chamou atenção não apenas pela grandiosidade da afirmação, mas também pelo mistério que a envolve: embora ele comente sobre esta descoberta desde o início do ano passado, o Hawass ainda não apresentou nenhuma imagem nem dados concretos sobre a descoberta, afirmando que os resultados completos só serão divulgados em 2026.
O uso de robôs e de tecnologias de varredura em monumentos antigos vem crescendo nas últimas décadas. Equipamentos de radar e mapeamento 3D têm permitido aos arqueólogos identificarem vazios, túneis e câmaras que seriam inacessíveis de outro modo, especialmente em estruturas delicadas e antigas, como as que encontramos na Arqueologia.

Como comentei anteriormente, não é a primeira vez que Hawass promete uma grande revelação relacionada à Grande Pirâmide. Nos últimos anos, ele mencionou a existência de “portas” internas e de possíveis câmaras ocultas. Além disso, durante a Feira Internacional do Livro, o arqueólogo comentou estar próximo de identificar a tumba de Imhotep, o arquiteto responsável pela construção da primeira pirâmide do Egito, em Saqqara. Caso isso se confirme, seria de fato uma das descobertas mais marcantes da arqueologia egípcia moderna.
Já enquanto o público aguarda a prometida “revelação” de 2026, a expectativa é inevitável. A Grande Pirâmide de Gizé continua sendo um dos monumentos mais estudados e, ao mesmo tempo, mais enigmáticos da história humana. E mesmo que o novo anúncio ainda seja envolto em mistério, ele reacende uma velha chama: a curiosidade de compreender como os antigos egípcios construíram uma das maravilhas mais impressionantes do mundo antigo.
No vídeo abaixo eu explico melhor esta história dos frequentes anúncios do Zahi Hawass e o que podemos esperar disso:
Assista: Imhotep – A busca pela tumba do arquiteto da primeira pirâmide do Egito
R$ 49,90
Provavelmente, você conhece o nome “Imhotep” por conta do filme “A Múmia” (1999), onde o famoso monstro clássico de Hollywood foi interpretado por Arnold Vosloo. No filme, o sacerdote egípcio é ressuscitado e sai em uma saga sinistra em busca de sua amada e, de quebra, tenta dominar o mundo. Mas a realidade é bem diferente: longe de ser um morto-vivo em busca de seu amor perdido, o verdadeiro Imhotep foi o idealizador da primeira pirâmide do Egito há mais de 4 mil anos.

