Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram
A editora CM Editores, que tem sede em Salamanca (Espanha), publicou com extrema exclusividade o primeiro e único fac-símile do Papiro de Ani, a mais famosa cópia do Livro dos Mortos e que originalmente possuía 23,6 metros de comprimento, onde estão ilustrações e fórmulas sagradas de cunho funerário.
Foto: CM Editores (divulgação)
Este papiro foi encontrado em 1888 na tumba de um homem chamado Ani, em Tebas, e levado para o Museu Britânico por Ernest Wallis Budge, que o cortou em 37 pedaços com a desculpa — hoje totalmente reprovável — de poder assim melhor transportá-lo. As análises feitas nele apontam que ele é datado da XVIII Dinastia e que foi ilustrado por três escribas.
Existem poucas cópias confiáveis do Livro dos Mortos por aí e usualmente pendem para traduções equivocadas e em alguns casos totalmente irreais. Mas, publicada com o título “Libro de los Muertos: Papiro de Ani”, a edição da CM Editores está trazendo fotos em alta qualidade das folhas do papiro e com a sua tradução feita pelo egiptólogo espanhol Nacho Ares. O livro também conta com a participação do arqueólogo Zahi Hawass.
Foto: CM Editores (divulgação)
Entretanto, existe outro detalhe muito importante: a impressão foi feita em folhas de papiro e exatamente por isso a editora levou 4 anos de confecções cheias de tentativas e erros até chegar ao modelo que consideraram o ideal.
Foto: CM Editores (divulgação)
Olhando assim parece um sonho, não é mesmo? E de fato é, ao menos para muitas pessoas. Primeiro que foram impressas somente 999 unidades e segundo um livro desses custa mais de R$46.000,00. Porém, interessados já apareceram: de acordo com a editora vinte universidades dos Estados Unidos já compraram alguns e os manterão em suas bibliotecas para que os alunos possam estudar o conteúdo do papiro.
Quer conferir o link para comprar? Clique aqui.
Fontes:
Guía para superar las pruebas del inframundo. Disponível em < https://www.libertaddigital.com/cultura/libros/2019-03-01/papiro-de-ani-libro-muertos-cm-editores-inframundo-1276633943/ >. Acesso em 11 de junho de 2019.
Una editorial salmantina publica el primer y único facsímil del Libro de los Muertos de Egipto. Disponível em < https://www.lagacetadesalamanca.es/hemeroteca/editorial-salmantina-publica-primer-unico-LTGS258838 >. Acesso em 11 de junho de 2019.