Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram
Recentemente, uma cabeça mumificada com cerca de 2.800 anos foi posta à venda em um leilão público no Reino Unido. Acredita-se que a cabeça seja datada do Egito Antigo e tenha sido levada ao Reino Unido por um soldado britânico que lutou no Egito durante a Primeira Guerra Mundial. A parte do corpo foi avaliada pela casa de leilões em £20.000.
De acordo com o que foi divulgado, a cabeça permaneceu em posse da família do soldado durante todo esse tempo, sendo guardada em uma cúpula de vidro, que fica dentro de um armário. “Foi apenas guardado em um armário, pois não é a xícara de chá de todos”, disse o vendedor anônimo de Oxfordshire para a imprensa. Ela está sendo vendida por um parente do soldado, que preferiu não se identificar, por meio da casa de leilão Swan Fine Art, sediada em Tetsworth, na última quarta-feira. De acordo com ele, “Se não vender, provavelmente irei emprestá-la a um museu onde possa ser exposta de qualquer maneira”.
Ela já passou por datação por carbono 14 que aponta que essa pessoa viveu entre 800 e 750 a.E.C, o que a coloca no Terceiro Período Intermediário. “É muito raro ver uma cabeça de múmia egípcia do mundo antigo em leilão público, especialmente uma peça com uma preservação tão excelente”, disse Matthew Hull, especialista da casa de leilão Swan Fine Art.
Paralelamente, de acordo com o portal Egypt Independent, o Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito foi notificado sobre a colocação de dois artefatos egípcios para leilão pela Swan Fine Arts. Na matéria não é esclarecido quais seriam esses artefatos, somente que o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades disse que o ministério tomou todas as medidas necessárias em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores para revisar os documentos dos dois artefatos e verificar como eles saíram do Egito. Ele observou que, se esses artefatos foram contrabandeados, o estado egípcio tomará todas as medidas necessárias para parar de vendê-los e começará a coordenar com as autoridades britânicas para restaurá-los o mais rápido possível.
Por que só a cabeça?
Não se sabe quem teria sido essa pessoa e nem de onde o seu corpo foi retirado (ou o motivo de em pleno século 21 ainda estarmos conversando sobre o leilão de partes de corpos humanos). Quando se fala do comércio de corpos mumificados egípcios, não é incomum um corpo que foi encontrado inteiro ser quebrado em pedaços para ser vendido para diferentes compradores. Essa foi uma prática entre os séculos 18 e 20, tanto que ao visitar alguns museus é possível encontrar cabeças mumificadas, mãos e até pés. Mas essa não é uma prática que está no passado. A polícia egípcia já conseguiu interceptar fragmentos de múmias que estavam prestes a ser contrabandeadas do país, como foi o caso de partes de corpos que foram encontrados dentro de caixas de alto-falantes no Aeroporto Internacional do Cairo (Egito).
Fontes:
Rare 2,800-year-old mummified ancient Egyptian HEAD kept in a cupboard in Oxfordshire for a century is up for sale – with an eye-watering £20,000 price tag. Disponível em < https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-12033153/Rare-2-800-year-old-mummified-ancient-Egyptian-head-sale.html?ns_mchannel=rss&ns_campaign=1490&ito=1490 >. Acesso em 5 de maio de 2023.
2,800-year-old Egyptian mummy’s head goes on auction in UK. Disponível em < https://www.egyptindependent.com/2800-year-old-egyptian-mummys-head-goes-on-auction-in-uk/ >. Acesso em 5 de maio de 2023.
Antiquities Ministry detects 2 Egyptian artifacts on auction in London. Disponível em < https://www.egyptindependent.com/antiquities-ministry-detects-2-egyptian-artifacts-on-auction-in-london/ >. Acesso em 6 de maio de 2023.
Egyptian mummy head kept in a cupboard for a century up for sale. Disponível em < https://nypost.com/2023/05/01/egyptian-mummy-head-kept-in-a-cupboard-for-a-century-for-sale >. Acesso em 6 de maio de 2023.