Destruição de monumento arqueológico no Egito gera revolta e preocupações com preservação histórica

Arqueólogo denuncia a demolição de uma das construções mais antigas da cidade de Alexandria; autoridades permanecem em silêncio

A destruição de um dos monumentos mamelucos mais antigos da região de Al-Dakhila, localizada na cidade de Alexandria, gerou revolta entre arqueólogos, historiadores e moradores locais. A denúncia foi feita ontem, 21/08, por Ziad Morsy, um arqueólogo egípcio, que utilizou suas redes sociais para alertar sobre o ocorrido e chamar a atenção para a preservação do patrimônio histórico da cidade.

Ruínas do estaleiro antes da demolição

Segundo Morsy, a área da praia de Al-Dakhila possui uma importância histórica significativa, sendo uma das principais zonas defensivas de Alexandria durante o reinado de Mohamed Ali (1769-1849). A região também foi palco de batalhas durante a invasão inglesa em 1882. O monumento destruído era uma “doca seca”, um antigo estaleiro que contava com uma parte subterrânea, onde as pequenas embarcações do porto passavam por manutenção.

Ruínas do estaleiro destruídas a baixo por uma escavadeira

A demolição pegou todos de surpresa. “Ontem, fomos surpreendidos com imagens da área de Al-Dakhila mostrando uma escavadeira derrubando a área do estaleiro”, afirmou Morsy em uma publicação online. Além do estaleiro, o local abrigava dois canhões da época de Mohamed Ali e os restos da torre do forte de Al-Dakhila. Os canhões foram removidos pelos demolidores, e agora, a preocupação dos especialistas é que o forte histórico também seja alvo de demolição.

Até o momento, o Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito não se pronunciou sobre o incidente. A ausência de uma declaração oficial está gerando críticas e aumentando as preocupações sobre a proteção e conservação dos monumentos históricos na cidade, que é uma das mais antigas do mundo.

Morsy destacou a importância de preservar o que resta da história de Alexandria. “As áreas de Al-Dakhila e Al-Maks eram algumas das zonas defensivas mais importantes na costa oeste de Alexandria, por isso estão cheias de fortalezas ao longo da costa e no Lago Mariut… Entre elas estão as fortalezas de Al-Maks, Um Qubaiba, Saleh Agha, Al-Metras, Bab Al-Arab, Al-Dakhila, Al-Ajami e Al-Murabit… A maioria dessas fortalezas ainda existe até hoje, mas não são exploradas turisticamente.”, lamentou.

Ziad M. Morsy via Facebook sobre destruição de estaleiro em Alexandria

A destruição do monumento de Al-Dakhila reacendeu o debate sobre a conservação do patrimônio histórico no Egito, um país que possui algumas das mais valiosas e antigas relíquias do mundo. Especialistas e ativistas esperam que o incidente sirva como um alerta para a necessidade urgente de proteger os monumentos históricos e arqueológicos do país antes que mais pedaços da rica história egípcia sejam perdidos para sempre.

Fontes:

Ziad M. Morsy via Facebook: https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=10161268536395189&id=697975188&mibextid=WC7FNe&rdid=9lcN2A81fqTzRONA
Ziad M. Morsy via X: https://x.com/ziad_morsy/status/1826259381417320908