O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou, nos últimos dias, que um dos seus mais populares sítios arqueológicos sofrerá uma mudança no valor do ingresso. O Osireion, que está localizado em Abidos, na província de Sohag, terá um aumento no preço da entrada, passando a custar 40.000 libras egípcias, em vez de 30.000 libras egípcias, como era anteriormente. Esse é um dos valores de entrada em um sítio arqueológico mais caros do mundo.
Essa taxa cobrirá uma visita de até duas horas de duração no horário de funcionamento, e apenas 49 pessoas podem entrar (não foi esclarecido se durante as visitas em grupo, ou no dia). Para visitas solicitadas fora do horário de funcionamento, serão adicionadas taxas extras de supervisão, adicionais da Polícia de Turismo. Além disso, o pedido de visita deve ser feito por meio de uma empresa de turismo credenciada.
A importância deste sítio arqueológico, descoberto em 1903, está, primeiramente, em sua localização. Abidos era considerada uma das cidades mais sagradas da Antiguidade egípcia, sendo utilizada como local de sepultamento de reis desde o Período Pré-Dinástico, além de ser vista como a morada de Osíris.
Já o templo, em si, possui inscrições funerárias, representações do julgamento dos falecidos e do mundo dos mortos, uma das mais completas desse gênero.
Fontes:
Photos: Abydos’ Osireion, one of Egypt’s most expensive archeological sites raises entry fees to LE40,000. Disponível em < https://www.egyptindependent.com/photos-abydos-osireion-one-of-egypts-most-expensive-archeological-sites-raises-entry-fees-to-le40000/ >. Acesso em 4 de fevereiro de 2025.