Uma missão conjunta formada por pesquisadores do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito e da Universidade de Pádua (Itália) identificou uma importante descoberta arqueológica na província de Beheira no Delta do Nilo, nas áreas de Kom Al Ahmar e Kom Wasit. As escavações revelaram estruturas que indicam ocupação contínua desde o Período Tardio até o início da época islâmica, incluindo um grande edifício dividido em seis cômodos que funcionava como complexo de oficinas há mais de dois mil anos.

E o que se sabe até o momento é que ao menos duas dessas salas eram destinadas ao processamento de peixes para produção em larga escala de peixe salgado, evidência sustentada pela presença de cerca de 9.700 espinhas encontradas no local. Outros ambientes estavam ligados à fabricação de ferramentas de metal e pedra além da produção de amuletos de faiança.

Também foram identificadas estátuas inacabadas de calcário, além de ânforas importadas e fragmentos de cerâmica grega, o que sugere conexões comerciais e culturais ativas já a partir do século V a.E.C., período associado à presença crescente de gregos no Egito, especialmente após a política adotada por Psamético I, que contratou mercenários gregos para atuar em conflitos regionais.
A missão arqueológica revelou ainda uma necrópole romana com diferentes formas de sepultamento, incluindo enterramentos diretamente no solo, sepultamentos em caixões de cerâmica e crianças depositadas em ânforas.

Foram identificados os restos de 23 indivíduos que passarão por análises bioarqueológicas para determinar dieta, sexo, idade e condições de saúde. Dados preliminares indicam que se tratava de uma população com condições de vida relativamente boas, sem sinais visíveis nos ossos de doenças graves ou traumas violentos.
Todos os artefatos foram encaminhados ao Museu Egípcio do Cairo onde serão estudados e restaurados, se necessário.
Fontes:
2,000-year-old workshops, Roman necropolis uncovered in Egypt’s western Delta. Disponível em < https://english.ahram.org.eg/News/559586.aspx >. Acesso em 3 de fevereiro de 2026.
Industrial Workshops and Roman Cemetery Discovered in Egypt’s Western Delta. Disponível em < https://luxortimes.com/industrial-workshops-and-roman-cemetery-discovered-in-egypts-western-delta/ >. Acesso em 3 de fevereiro de 2026.
