Por Márcia Jamille Costa | @MJamille
Enviado por Márcia Marimite e Adriano Regurgitator via Facebook.
Mohamed Ibrahim, Ministro de Estado das Antiguidades, anunciou no dia 15/01/2013 a descoberta de uma estátua em Luxor da deusa Sekhmet.
Datado do reinado de Amenhotep III, o artefato mede 1,80 centímetros de altura. A responsável pelo descobrimento foi a missão de arqueologia do American Research Center (ARCE) que trabalha no templo de Mut desde 1976.
Não é incomum a presença desta imagem no templo da deusa Mut, uma vez que estas duas divindades estão relacionadas. Sekhmet também é associada a Bastet (sendo esta o seu aspecto mais benevolente) e a Hathor.
Dentre as várias finalidades um dos aspectos mais importante de Sekhmet é a capacidade para a cura.
Fonte da notícia:
Encontrada no Egito estátua da época dos faraós de mais de três mil anos. Disponível em < http://noticias.br.msn.com/mundo/encontrada-no-egito-est%C3%A1tua-da-%C3%A9poca-dos-fara%C3%B3s-de-mais-de-tr%C3%AAs-mil-anos >. Acesso em 16 de Janeiro de 2013.
Encuentran en el templo de Mut en Karnak (Luxor, Egipto) una estatua de la diosa Sejmet. Disponível em < http://terraeantiqvae.com/profiles/blogs/encuentran-en-el-templo-de-mut-en-karnak-luxor-egipto-una-estatua#.UPd5QSfAfAQ >. Acesso em 17 de Janeiro de 2013.