Restauro da máscara mortuária de Tutankhamon está em andamento

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Na noite do dia 10/10/2015, a máscara mortuária do faraó Tutankhamon foi retirada do seu display para passar pela a remoção da cola posta em sua barba e por trabalhos de restauro — Entenda o caso: Cola na barba da máscara mortuária de Tutankhamon: O que ocorreu nas últimas horas? —.

Foto: Ahram Online. 2015.

Dez dias depois o Ministério das Antiguidades convidou a imprensa egípcia e estrangeira para registrar as primeiras notícias sobre as atividades realizadas com o artefato.

Foto: Mai Shaheen. 2015.

Foto: Mai Shaheen. 2015.

Foto: Mai Shaheen. 2015.

Foto: Mai Shaheen. 2015.

Foto: Mai Shaheen. 2015.

O coordenador da equipe, o restaurador alemão Christian Eckmann, declarou que análises microscópicas estão sendo realizadas para estudar uma melhor forma de remover a cola. Ele ainda explicou que após esta fase, a qual ele espera finalizar em uma semana, a remoção começará e alertou que para se livrar de toda a cola sem afetar a integridade do objeto requer muita paciência.

Foto: Mai Shaheen. 2015.

Foto: Mai Shaheen. 2015.

Foto: Mai Shaheen. 2015.

Foto: Mai Shaheen. 2015.

Foto: Mai Shaheen. 2015.

Foto: Mai Shaheen. 2015.

Outro artefato de Tutankhamon foi centro das atenções da mídia esta semana:

A mídia árabe acusou recentemente estudantes que realizavam uma visita ao Museu Egípcio do Cairo de terem danificado a máscara mortuária de Tutankhamon, acusação que foi negada pelo o supervisor geral do museu, Khaled El-Enany. Ele explicou que um único incidente ocorreu nos últimos dias e foi com uma cabeça de madeira do faraó onde ele é representado ainda criança. De acordo com o supervisor os estudantes, após uma pequena comoção, acabaram se esbarrando na vitrine fazendo o artefato se inclinar um pouco. Um comitê imediatamente foi formado para averiguar se o objeto tinha sofrido algum dano, o que não foi o caso.

Por fim ele esclareceu que a máscara desde que foi retirada do seu display só está sendo visitada pelos especialistas responsáveis por seu restauro.

Fontes:

Restoration of Tutankhamun mask underway at Egyptian Museum. Disponível em <http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/161407/Heritage/Ancient-Egypt/Restoration-of-Tutankhamun-mask-underway-at-Egypti.aspx>. Acesso em 20 de outubro de 2015.

Egyptian Museum boss rubbishes reports of Tutankhamun gold mask damage. Disponível em <http://english.ahram.org.eg/News/161232.aspx>. Acesso em 20 de outubro de 2015.

PHOTO GALLERY: Experts pore over Tutankhamun’s mask as restoration gets underway. Disponível em <http://english.ahram.org.eg/NewsContentMulti/161411/Multimedia.aspx>. Acesso em 20 de outubro de 2015.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

Um comentário sobre “Restauro da máscara mortuária de Tutankhamon está em andamento

Os comentários estão desativados.