Foi aberta para o público a tumba de Nakhtamon

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

Foi anunciada há algumas semanas que a tumba de um homem chamado Nakhtamon, que viveu onde atualmente é Deir el-Midina, será aberta para o público. Ela é uma das sepulturas monocromáticas da necrópole de Tebas, estando decorada com desenhos coloridos em amarelo, branco, preto e vermelho [1].

Além dos belos desenhos em suas paredes, outro detalhe que chama bastante atenção é que a sepultura possui uma entrada com formato piramidal, algo que foi utilizado por alguns nobres durante o Novo Império. Essa mini pirâmide é a parte que nós arqueólogos chamamos de “superestrutura”, enquanto que a câmara funerária é a “subestrutura”. Caso queira saber um pouco mais sobre essas mini pirâmides eu mostrei uma no post “A arquitetura dos faraós: túmulos e moradias”.

Mais um detalhe interessante é que o sepulcro possuiu outrora um pátio com um pórtico que abrigava a estátua [2].

Sobre Nakhtamon:

Esse homem viveu entre os reinados de Ramsés II e Merenptah e possuía o título de “Servente do Lugar da Verdade”. Conhece-se também os nomes dos seus parentes: seus pais eram Piay e Nefertka; sua esposa Nubemshaset e seus filhos chamavam-se Amenemopet e Piay. Ele também tinha três irmãos. Dois deles as tumbas são conhecidas: Ipuy (TT217), Neferrenpet (TT336) e Neferhotep [1].

Fontes:

[1] Se abre al público la tumba TT335 (Najtamón). Disponível em < https://www.aedeweb.com/actualidad-aede/se-abre-al-publico-la-tumba-tt335-najtamon/ >. Acesso em 03 de março de 2017.

[2] Najtamón túmulo TT 335 – Deir el Medina. Disponível em < http://egiptologia.org/?page_id=1240 >. Acesso em 03 de março de 2017.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]