Por Márcia Jamille Costa | @MJamille
Foi encontrado no dia 22 de junho (2001) no oásis de Dakhla um palácio faraônico da 6ª Dinastia na aldeia de Balat. A descoberta foi feita por uma equipe francesa de arqueólogos. De acordo com Maher Bashandy, diretor-geral de monumentos egípcios em Dakhla, o palácio data de 1200 aC.
Dakhla é um dos seis oásis pertencentes ao Egito atualmente, e as pesquisas ligadas aos períodos faraônicos nestas regiões ainda são escassas, pois, muitas das escavações são direcionadas ao período romano. A descoberta de um palácio no oásis de Dakhla é importante, dentre vários motivos, porque o sentido comum da Egiptologia considera que a vida governamental e egípcia se concentrava próximo ao Nilo e ignorando muitas vezes as zonas periféricas.
Nota da autora:
Minha pesquisa de mestrado está relacionada ao estudo de oásis egípcios e sei o quanto pouco se é difundido sobre a era faraônica nestes locais.
Normalmente um dos oásis citados é o Fayoum e se vocês bem observarem até mesmo ele corriqueiramente não é tratado como um oásis. Ele é conhecido principalmente pelos “Retratos de Fayoum” que são aquelas figuras romanas em múmias.
Espero que este quadro seja invertido em breve e logo tenhamos mais divulgação acerca das pesquisas realizadas em oásis. E espero também que próximo ano a minha tese esteja escrita e aprovada para que seja mais um material de divulgação dos trabalhos realizados nestes lugares tidos tão injustamente como inóspitos e sem vida.
Fonte da notícia:
Pharaonic palaces discovered in Upper Egypt. Disponível em < http://news.egypt.com/english/permalink/14813.html>. Acesso em 25 de Junho de 2011.