Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram
O ministro de turismo e antiguidades do Egito, Khaled el-Anani, inspecionou semana passada os últimos detalhes da finalização do salão de exposições do Museu Nacional da Civilização Egípcia em Fustat, um dos projetos mais importantes realizados pelo governo egípcio em cooperação com a UNESCO. A inspeção teve início verificando a operação de portas eletrônicas para entrada e saída, depois ele assistiu alguns artefatos arqueológicos sendo alocados na sala de exposições e por fim, verificou os preparativos para receber as múmias reais que estão no Museu Egípcio do Cairo.
Essas múmias serão transferidas sob um esquema de alta segurança e o treino para esse momento histórico foi feito no dia 14 de janeiro (2020). Elas são importantes porque foram encontradas no final do século 19 na TT320, um esconderijo real localizado em Deir el Bahari. Entre os corpos está Ramsés II, Seqenenre Tao, Tutmés III, Seti I, Hatshepsut e as rainhas Meritamen e a Ahmose Nefertari.
— Saiba mais: O surpreendente esconderijo de múmias de faraós encontrado no século XIX em Deir el-Bahari (TT320)
Originalmente o governo egípcio esperava convidar a imprensa internacional para acompanhar o cotejo fúnebre. Contudo, devido a pandemia do novo coronavírus, provavelmente esses planos mudarão.
Outros artefatos tão interessantes quanto:
O professor Moamen Othman, chefe do setor de museus e membro do comitê de exibição do museu, disse que o salão de exposições principal inclui uma variedade de artefatos. São alguns deles:
- Objetos que pertenceram a um sacerdote egípcio que viveu durante o Novo Reino;
- Estátuas datadas do Antigo Reino representando pessoas cozinhando;
- Estátuas de madeira datadas do Novo Reino representando divindades;
- Um conjunto de potes e amuletos do rei Tutmés IV, todos feitos de faiança azul;
- Um papiro e uma cópia do “Livro dos Mortos” datados da época tardia;
- Uma porta de madeira que pertence a um antigo engenheiro egípcio;
- Uma estátua de um escriba feita de granito vermelho junto com ferramentas de escrita, tintas e pincéis;
- Uma estátua representando uma amamentação e uma placa de nascimento do Novo Reino;
- Esfinges do rei Amenemhat III;
- Uma estátua sentada do rei Tutmés III;
- Cerca de 50 lamparinas da era islâmica;
- Parte de um pé de uma múmia com um dedo protético de madeira anexado.
Fonte:
Egypt’s min. of tourism & antiquities embarks on an inspecting tour in NMEC. Disponível em < https://www.egypttoday.com/Article/4/88463/Egypt%E2%80%99s-min-of-tourism-antiquities-embarks-on-an-inspecting-tour >. Acesso em 14 de junho de 2020