Uma equipe de arqueólogos de uma missão alemã-egípcia descobriu uma tumba datada de aproximadamente 4.300 anos em Dashur, no Egito. A tumba pertence a um casal, cujos nomes foram identificados como Idet e Seneb-Neb-Af, esposa e marido, respectivamente. O homem era um oficial do palácio, ocupando cargos administrativos importantes, enquanto a mulher era uma Sacerdotisa de Hathor e Senhora do Sicômoro.
As paredes da tumba, embora em ruínas, estão adornadas com pinturas que retratam cenas vívidas da vida cotidiana no Antigo Egito, indo desde negociações no mercado até homens pastoreando burros e navios navegando pelo Nilo.
Dashur, onde a descoberta foi feita, é conhecida por abrigar alguns dos principais cemitérios do Antigo Reino e é lá onde estão algumas das pirâmides mais antigas do Egito, incluindo a Pirâmide Romboidal, também conhecida como “Pirâmide Curva”, e a Pirâmide Vermelha, ambas atribuídas ao faraó Snefru.
A tumba, embora já em estado de deterioração, oferece uma riqueza de informações para os arqueólogos. As escavações continuarão, não apenas para realizar trabalhos de limpeza no local, mas também para documentar meticulosamente o túmulo e as inscrições encontradas.
Fontes:
Old Kingdom Mastaba Discovered in Dahshur. Disponível em < https://sis.gov.eg/Story/192131/Old-Kingdom-Mastaba-Discovered-in-Dahshur?lang=en-us >. Acesso em 24 de abril de 2024.
Archaeologists Unearth Intricately Decorated 4,300-Year-Old Tomb Of Palace Official In Egypt. Disponível em < https://knewz.com/archaeologists-unearth-4300-year-old-tomb-of-palace-official-egypt/ >. Acesso em 24 de abril de 2024.
4,300-Year-Old Mastaba Uncovered in Dahshur Archeological Area. Disponível em < https://scenenow.com/Buzz/4-300-Year-Old-Mastaba-Uncovered-in-Dahshur-Archeological-Area >. Acesso em 24 de abril de 2024.