Grande Museu Egípcio pretendente ser o centro global de estudos de Egiptologia

O Egito está prestes a inaugurar oficialmente um marco que promete transformar o cenário da egiptologia mundial: o Grande Museu Egípcio (GEM), cuja inauguração oficial está prevista para o dia 3 de julho! Mais do que um espaço monumental para exposição de antiguidades, o que se espera é que o GEM se consolide como um centro internacional de pesquisa e estudos sobre o Egito Antigo, ao menos esta é a esperança do Ministro do Turismo e Antiguidades, Sherif Fathy.

Durante uma reunião com a imprensa egípcia, Fathy destacou que o museu será muito mais que uma vitrine para o patrimônio nacional. “Este museu não é apenas um espaço de exibição de nível internacional; ele está prestes a se tornar um centro internacional de pesquisas e estudos em egiptologia”, declarou o ministro em comunicado oficial.

Localizado próximo às pirâmides do Platô de Gizé, o GEM terá suas portas abertas para estudiosos de todo o mundo, na tentativa de reforçar a imagem do Egito como protagonista da sua Arqueologia, papel que tem sido desempenhado por países europeus por mais de 200 anos. O que se espera é que os pesquisadores possam estudar a egiptologia diretamente em seu berço.

Com uma área de 500.000 metros quadrados, que é o dobro do Louvre e mais que duas vezes o Museu Britânico, o GEM impressiona não apenas por sua dimensão física, mas também por sua ambição intelectual e científica. A abertura gradual, iniciada em 2023, já permitiu o acesso a áreas como a grande escadaria, galerias principais, o átrio e o obelisco suspenso. Sem contar que antes disso eventos como palestras já tinham ocorrido no auditório do local.

Só não foi esclarecido como os pesquisadores poderão ter acesso ao acervo do museu, se mediante a formulários de contato, e-mail, agendamento, etc. E se estará aberto também para pesquisadores freelancers (que são formados em áreas como arqueologia ou história, mas não possuem um vinculo universitário). Só nos resta agora aguardar por mais informações.

Fonte:

Grand Egyptian Museum to serve as int’l hub for Egyptology studies: Tourism minister. Disponível em < https://english.ahram.org.eg/NewsContent/1/1238/546145/Egypt/Tourism/Grand-Egyptian-Museum-to-serve-as-int;l-hub-for-Eg.aspx >. Acesso em 15 de maio de 2025.