Exposição cria uma Barbie como Nefertiti

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

Falei nesta semana da Barbie Elizabeth Taylor in Cleópatra e mais uma vez irei falar sobre a imagem da Barbie mesclada ao mundo do Antigo Egito, mas desta vez foi uma iniciativa da artista plástica Jocelyne Grivaud, que se inspirou nas grandes obras de arte para criar a exposição Barbie Ma Muse, uma homenagem ao cinqüentenário da boneca.

Dentre as obras escolhidas para a reprodução está o busto da rainha Nefertiti, esculpido há cerca de 3.500 pelo o artista Tutmés (Tutmosis na forma helenizada) na extinta cidade Aketaton (na atual Amarna).

Este é o busto feito por Tutmés:

 

Rainha Nefertiti. Foto: M. Busing.

E esta é a homenagem de Jocelyne Grivaud. 

Barbie Ma Muse Nefertiti

No site Barbie Ma Muse você pode encontrar muitas outras reproduções de obras famosas, é muito interessante, lá está também uma Venus de Mileto e uma Moça do Brinco de Pérola.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]