Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram
Em 2021 anunciei aqui no Arqueologia Egípcia a redescoberta da tumba do tesoureiro real do faraó Ramsés II (Novo Império; 19ª Dinastia). Trata-se do Ptahemwia (Ptah-M-Wia), que foi sepultado em Saqqara e possuiu uma série de cargos importantes como “tesoureiro chefe”, “escriba real”, “supervisor chefe do gado” e “responsável pelas oferendas divinas” no templo de Ramsés II em Tebas.
Localizada a cerca de 32 quilômetros a sudoeste do Cairo, Saqqara serviu como cemitério para a região de Memphis, uma das antigas capitais do Egito Antigo. A importância desse lugar é tamanha que a Unesco designou as suas ruínas como Patrimônio da Humanidade em 1979.
E embora a princípio eu tenha anunciado essa tumba como tendo sido descoberta em 2021, na verdade, como acabei comprovando mais tarde, através de uma checagem de fatos, ela já era conhecida desde meados do século 19, quando foi encontrada por um arqueólogo francês chamado Auguste Mariette (1821–1881). E para nossa sorte, embora isso não fosse muito comum naquela época, temos foto da tumba durante sua descoberta. Ela foi feita pelo egiptólogo Charles Théodule Devéria (1831–1871) e vocês podem conferi-la abaixo:
É tanto que o nome Ptahemwia já era conhecido por alguns egiptólogos, inclusive antes da redescoberta de sua tumba algumas menções a ele foram encontradas em objetos expostos em alguns museus espalhados pelo mundo. No meu canal secundário dedicado exclusivamente ao Egito Antigo mostrei detalhes da tumba. Confiram abaixo:
O que aconteceu depois do “primeiro” descobrimento foi que a localização dessa tumba tinha sido perdida e a equipe da arqueóloga Ola El-Ajezy, que está atualmente escavando na região de Saqqara, acabou a reencontrando.
— Leia também: Tumba de tesoureiro do faraó Ramsés II é encontrada em Saqqara
E agora em setembro de 2022 temos uma atualização dessa pesquisa, já que no centro do pátio da tumba, durante as escavações, a equipe acabou encontrando o topo de um poço vertical o que sugeriu uma passagem para uma câmara funerária. Quando começaram a escavar perceberam que era um poço, que levou uma semana e 8 metros terra adentro até finalmente a equipe chegar ao fundo e encontrar o sarcófago de Ptahemwia. Falei um sobre esta descoberta aqui:
Feito de granito rosa, a tampa dele estava quebrada e a múmia, infelizmente, já desapareceu há muito tempo, mas, mesmo sem o corpo, a equipe de arqueologia encontrou vestígios de resina de mumificação no interior do sarcófago. Já no seu exterior as inscrições encontradas reiteram as titulações de Ptahemwia como Supervisor Chefe do Gado e Chefe do Tesouro de um templo de Ramsés II.
Agora, o Ministério de Turismo e Antiguidades pretende abrir a tumba para visitantes assim que concluir as escavações na área. E não só isso! Essa pesquisa foi acompanhada pelas câmeras da National Geographic para a série documental “Lost Treasures of Egypt”, que estreou no Reino Unido em 2 de outubro, mas que não tem data prevista de lançamento para o Brasil.
Fontes:
Sarcophagus of Ramses II’s Chief Treasurer Discovered at Saqqara. Disponível em < https://www.smithsonianmag.com/smart-news/sarcophagus-of-a-high-ranking-official-during-ramses-reign-excavated-at-saqqara-180980839 >, acesso em 02 de outubro de 2022.
3,300-year-old pink granite sarcophagus of Egyptian ‘pyramid keeper’ found at Saqqara. Disponível em < https://www.livescience.com/pink-granite-sarcophagus-ancient-egypt >, acesso em 02 de outubro de 2022.
Egypt finds sarcophagus of prominent 19th dynasty statesman. Disponível em < https://www.thenationalnews.com/mena/egypt/2022/09/20/egypt-finds-sarcophagus-of-prominent-19th-dynasty-statesman/ >, acesso em 02 de outubro de 2022.
Archaeologists hail ‘dream discovery’ as sarcophagus is unearthed near Cairo. Disponível em < https://www.theguardian.com/science/2022/oct/02/egypt-saqqara-ptah-em-wia-archaeologists-discover-sarcophagus-cairo >, acesso em 02 de outubro de 2022.