A estátua do Oscar NÃO foi inspirada pela imagem do deus Ptah

Por Márcia Jamille | Instagram | @MJamille

Todos os anos, quando estamos próximos da festa de premiação do Oscar, várias pessoas compartilham imagens que sugerem que famosa estátua dada aos vencedores teria sido inspirada pelo deus Ptah, justamente porque esteticamente ambos são levemente parecidos.

A especulação.

Quando fiquei sabendo desta conversa, lá em meados da minha graduação para o mestrado em Arqueologia, não desconsiderei a possibilidade, até porque além das semelhanças visuais, quando a festa surgiu o Egito Antigo estava muito na moda. Contudo nunca levei a proposta a sério, já que isso não quer dizer nada sem ir procurar saber o que os criadores da premiação queriam retratar de fato. Bom, a Nile Magazine, agora em 2016, liberou um breve post para explanar a verdade por trás disso.

Fonte: Nile Magazine.

De acordo com eles a famosa estatueta foi concebida em 1928 por Cedric Gibbons, diretor-chefe de arte no Metro-Goldwyn-Mayer. Ele pretendia que ela se assemelhasse a um homem sob um rolo de filme segurando a espada de um cruzado que toca o chão.

Foi só uma corrente de coincidências que a levou algumas pessoas a se recordar de Ptah, divindade primordial, senhor do submundo e patrono dos artesãos. Porém, enquanto que a estátua segura a espada, Ptah segura um cetro cujo topo traz um djet (símbolo da estabilidade e renascimento do poder real) e um ankh (símbolo da vida).

Para deixar mais claro: a estátua tem sim uma inspiração histórica, mas não do Egito faraônico.

Fonte:

And the winner is… Disponível em < http://www.nilemagazine.com.au/2016-january/2016/2/28/and-the-winner-is- >. Acesso em 28 de favereiro de2016.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]