Foto do Grand Egyptian Museum

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Desde 2010 estou postando aqui algumas notícias acerca da construção do Grand Egyptian Museum (GEM), local que abrigará o acervo do atual Egyptian Museum do Cairo, o qual não suporta mais o sempre crescente número de artefatos e que abriga o espólio funerário do faraó Tutankhamon, descoberto em 1922 pelo arqueólogo inglês Howard Carter.

Abaixo está a maquete do plano do GEM, vencedor de uma competição internacional iniciada em 2002, promovida pelo Ministério da Cultura egípcio:

 

Maquete do Grand Egyptian Museum.

 

Neste mês (abril, 2013), o arqueólogo egiptólogo Neal Spencer, diretor das escavações em Amara Oeste, postou em seu twitter uma fotografia atual de uma das áreas do GEM. Ela mostra uma das pirâmides do platô de Giza ao fundo, as quais ficam distantes do edifício cerca de 2 km:

 

Conservation Centre do Grand Egyptian Museum. Foto: Neal Spencer (2013). Imagem disponível em < http://twitpic.com/cidtin >. Acesso em 30 de abril de 2013.

 

Algumas peças do Egyptian Museum do Cairo já migraram para o GEM e no local estão funcionando laboratórios de conservação.