#100TutankhamonBrasil

Tutankhamon foi um faraó que subiu ao trono muito jovem, entre os oito ou nove anos de idade e que também faleceu muito jovem, entre os dezoito e dezenove anos. A sua tumba é considerada uma das maiores descobertas arqueológicas do mundo, mas não só porque foi a descoberta de uma tumba praticamente intacta de um faraó e cheia de tesouros, mas porquê foi amplamente documentada e a sua pesquisa contou com a presença de diferentes profissionais.
Neste vídeo estamos inaugurando uma série de publicações em comemoração aos 100 anos desta descoberta.

  • Entre as décadas de 1920 e 1930, em Tebas, na atual Luxor, Egito, arqueólogos do Instituto Oriental de Chicago fizeram uma descoberta arqueológica impressionante: os restos de uma estátua colossal que hoje tem mais de 5 metros de altura e cerca de 6 toneladas. No entanto, o que torna esta estátua ainda mais intrigante é…

  • A descoberta da tumba do faraó Tutankhamon foi um dos maiores acontecimentos da arqueologia no século 20 e até hoje fascina várias pessoas ao redor do mundo. E o que muita gente não sabe é que é possível revisitar a descoberta através das lentes do fotógrafo Harry Burton, que documentou cuidadosamente vários passos da equipe…

  • Tutankhamon, o famoso rei do Antigo Egito, continua a intrigar os especialistas até hoje. Após décadas de estudos e análises, novas teorias sobre sua morte surgem, desafiando as antigas hipóteses. Recentemente, a egiptóloga Sofia Aziz propôs uma perspectiva controversa sobre o destino final do jovem faraó. A tumba de Tutankhamon foi descoberta em 1922, e…