Cursos de Arqueologia no Brasil

Esta é a lista dos cursos de Arqueologia no Brasil. Em alguns deles o aluno pode apresentar o trabalho de conclusão de curso em Arqueologia Egípcia, cabe o diálogo com o professor.

 

Graduação :

Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Iranduba – AM

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte – MG

Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – Pelotas – RS

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife – PE

Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Porto Velho – RO

Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Laranjeiras – SE  

Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Teresina – PI

Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – Rio Grande – RS

Universidade Federal do Vale do São Franscisco (Univasf) – São Raimundo Nonato – PI

Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UCG) – Goiânia – GO

Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo – SP (Previsto para 2015)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro – RJ

 

Mestrado :

Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo – SP

Universidade de Campinas (Unicamp) – Campinas – SP

Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador – BA

Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Laranjeiras – SE  

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife – PE

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte – MG

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria – RS

Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Teresina – PI

Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro – RJ

Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UCG) – Goiânia – GO

Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre – RS

 

 

Doutorado :

Universidade Federal de Sergipe – Laranjeiras – SE 

Universidade de Campinas (Unicamp) – Campinas – SP

Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo – SP

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife – PE

Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre – RS

Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro – RJ

 

 

Especialização :

Falculdade de Duque de Caxias (FEUDUC) – Duque de Caxias – RJ

Faculdade São Lucas – Porto Velho – RO

Universidade de Santo Amaro (UNISA) – São Paulo – SP

Universidade do Sul de Santa Catarina – Tubarão – SC

Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém – PA

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Erechim – RS

 

 

Fonte: Arqueologia Digital. Disponível em <http://arqueologiadigital.com/page/cursos-e-instituicoes-de> Acesso em 5 de Maio de 2011.

 

 

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro “Uma viagem pelo Nilo”.
[Leia seu perfil]

66 comentários sobre “Cursos de Arqueologia no Brasil

  1. Olá,eu entrei no site de duas universidades, a UFMG e a UFPEL, e as duas não tem o curso de arqueologia.Só de museologia e antropologia! Só para avisar que esse artigo não deve está atualizado! beijos.Adoro seu site !

    • Olá, sou aluna do curso da UFPel posso ajudar a esclarecer a dúvida. Assim como na UFMG (na qual a estrutura do curso está baseada no curso da UFPel) temos uma base comum aos dois cursos e duas linhas de formação uma em antropologia e outra em arqueologia, escolhemos os ‘enfoques’ no quarto semestre, ainda assim as duas áreas sempre estão em diálogo (afinal de contas são ‘um curso só’). Também temos mestrado em arqueologia seguindo o mesmo esquema de linhas de formação/ênfases.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Sara.

  2. Olá. Me interesso muito pela área da arqueologia. Mas tenho um pouco de receio quanto ao mercado de trabalho. Gostaria de saber um poco mais sobre onde poderia atuar.

    • Olá Darlãn,
      Trabalhando com Arqueologia aqui no Brasil você terá áreas diferentes para atuar. Se você fala em termos de especialização existe a Zooarqueologia, a Osteoarqueologia (nem sei se é assim que está sendo chamada aqui no Brasil), análise de líticos, cerâmica, faianças, estruturas arquitetônicas, subaquática… etc. Isto você decide após entrar em um curso.
      Acerca do mercado de trabalho: existe no nosso país uma forte inclinação para a Arqueologia de Contrato (fazendo um parecer do potencial arqueológico de uma determinada área), embora seja lamentável como é levada por alguns dos nossos pares. Você também poderá dar aulas em Universidades ou escrever livros.
      Está crescendo o número de empresas de Arqueologia, algumas, inclusive, com carteira assinada.
      Abraços.

  3. Olá eu curto muito o trabalho de vcs, e queria saber se tenho chances de fazer curso de Arqueologia,com 17 anos ? Me disseram que nao faz so depois do 20 e verdade ?

  4. Olá, gostaria de saber dentre essas faculdades quais as mais conceituados no curso de arqueologia. Moro em Recife mas não faço a mínima ideia do nível do curso na UFPE…

    • Olá Lucas,
      Não posso falar nada a respeito da UFPE porque não conheço a Universidade e não tenho contato nem com os docentes ou discentes e muito menos como eles se saíram na avaliação do MEC. Se eu fosse você, em termos de comodidade ficaria em Recife, mas outra opção é a Federal de Sergipe, que possui uma graduação, mestrado (que receberam ótimas notas do MEC) e em breve um doutorado.
      Em Sergipe ocorrerá também a reunião nacional da Sociedade de Arqueologia Brasileira (http://www.xviicongresso.sabnet.com.br/) você pode tentar ir para conhecer o trabalho dos alunos e professores dos cursos espalhados pelo Brasil e assim definir melhor para onde ir.
      Abraços.

        • Ah, Márcia, se pudesse me tirar mais uma dúvida… é o seguinte: tenho pesquisado em sites da internet sobre a perspectiva do futuro de um estudante de arqueologia, e o que encontro são boas perspectivas, quase nenhuma negativa. Daí queria saber de alguém que está no mercado e que vive a profissão no dia a dia, se realmente os sites estão corretos em dizer que a oportunidade de emprego tem aumentado, se essa ciência realmente é tão abrangente como dizem, se de fato você tem que viajar bastante devido a profissão… em fim, qualquer informação será ótima.
          Desde já, agradeço muito!

          • Como qualquer outra profissão a Arqueologia possui perspectivas tanto positivas como negativas. Dentre as positivas é que esta é uma área crescente no nosso país, a negativa é que ela não é regulamentada.
            Outro problema é acerca do descredito que ela vem recebendo da população e do governo, ela como Ciência Humana está desvalorizada no nosso país (se você andou acompanhando as ultimas notícias ligadas ao mundo acadêmico a Ciência Humana foi retirada do “Ciências sem Fronteiras”).
            E por fim sim, normalmente viajamos muito, algumas instituições de fomento pagam algumas despesas, mas não é incomum precisarmos retirar dinheiro dos nossos bolsos.
            Abraços.

  5. Olá, tenho 18 anos e espero iniciar a faculdade o ano que vem, por não ter dinheiro e nem condições para me manter em outro estado ou cidade, irei cursar graduação em História na minha cidade e depois que me formar irei fazer especialização em Arqueologia.Gostaria de saber se seria possível que também fizesse algum mestrado e/ou doutorado em Arqueologia egípcia aqui no Brasil ou se precisarei ir para fora do país?Se tiver alguma coisa parecida aqui no Brasil,quais são as chances no mercado de trabalho?

  6. Amo historia e arqueologia, mas moro no Tocantins, e estou muito na duvida se realmente poderia fazer historia, por causa do mercado de trabalho, o que pode me dizer sobre?

  7. Olá márcia. Você poderia me informar se é possível encontrar hoje no Brasil cursos de arqueologia a distância? A questão é que eu curso direito, estou indo p/ o 7º periodo, faltam, portanto, 2 anos p/ o fim do curso, mas apesar de amar meu curso a minha maior paixão sempre foi arqueologia, no momento que terminei o ensino médio fiquei sem saber o que fazer ja que moro em São Luís-MA e aqui não temos curso de graduação em arqueologia e meus pais não pagariam p/ eu ir estudar em outra localidade que ofereça o curso, ja que não concordam que eu o curse por terem medo de eu ser mal remunerada no ramo. Sendo assim, vejo como unica saída p/ mim uma possível graduação a distância. Você sabe me informar se existe alguma disponível?

  8. Boa noite Márcia!

    Conheci seu blog hj, a propósito, parabéns pelo trabalho!
    Como vi que vc fala com propriedade, gostaria de pedir uma opinião.
    Desde o início da minha graduação em História eu já sabia que me direcionaria para a área da Arqueologia, mais especificamente; Egípcia.
    Vc acha que seria interessante eu tentar a graduação em Arqueologia e depois partir pra especialização em Egito, ou parto diretamente para Pós em Arqueologia?

    Desde já agradeço a atenção.
    Abraços!

  9. Oi Márcia, gostei muito do seu Blog meu principal interesse, é sobre o campo de atuação, e mercado de trabalho, já sou formado em história, mais tenho paixão pela arquiologia, gostaria de saber se o investimento feito no curso, é retornardo, não somente por forma de conhecimento!

  10. Oi, Márcia!
    eu queria saber: se eu fizer historia licenciatura e me especializar em arqueologia eu vou poder trabalhar como pesquisadora/ cientista ou necessariamente vou ter que ser professora???
    é que aqui na minha cidade so tem faculdade historia licenciatura e nao tem arqueologia.. a mais proxima fica 506km de distancia!!
    Desde já obrigada!!!

  11. Olá Márcia,

    Eu sempre fui fascinado por Arqueologia e Egiptologia,gostaria de saber se há alguma universidade em São Paulo que ofereça um dos cursos, e qual a faixa salarial inicial para quem se formou na área ???

    Atenciosamente: Kaique

  12. Oie!
    Você consegue me dar mais informações (ou indicar) sobre a possibilidade de o curso de arqueologia abrir na USP?
    🙂

  13. Olá, me inscrevi pelo SISU na graduação de arqueologia (na UFS e UFMG) e passei na UFS. Como moro em MG, gostaria de saber se o curso da UFS vale a pena, já que eu teria de me mudar para tão longe.

  14. Olá Márcia!

    Sou estudante de História, só que ao terminar pretendo fazer arqueologia e aprofundar em egiptologia então como você é uma expert na área queria saber se você saberia mim informar quais faculdades trabalham com está modalidade (pós graduação) se não souber tudo bem irei fazer futuramente no mestrado.

  15. Olá Márcia, gostaria de saber se existe curso à distância em arqueologia ou paleontologia, moro em Brasília, e a mais próxima daqui é em Goiânia, no RJ que é minha terra natal eu sei que tem, mas se tiver um bom curso à distância eu prefiro fazer aqui por Brasília mesmo. Obrigado.

  16. Oi Márcia, tudo bem? Gosto bastante do seu site e tenho interesses em ler seu livro! Também queria saber sua opinião acerca da arqueologia de contrato. Se puder explicar como os dados coletados numa “AdC” são expostos ao público ficaria agradecido. To cursando o último ano do EM e, como to pretendendo cursar arqueologia na UERJ, gostaria de tirar essas dúvidas. Forte abraço.

    • Ivens, bom dia.
      Por lei todo o empreendimento que tiver Arqueologia no meio tem a obrigação de trabalhar com a Educação Patrimonial, mas nem todos fazem isso ou fazem porcamente. Claro que exitem exemplos de trabalhos de educação muito bons e até exemplares, mas são poucos. É possível também conseguir o relatório da pesquisa enviando um oficio para o IPHAN e dependendo do quão transparente foi o estudo a própria equipe de Arqueologia deixa disponível na web ou disponibiliza por e-mail se você entrar em contato.
      Abraços.

  17. Olá, curso História pela Universidade Federal do Pará, e trabalho em uma empresa de Arqueologia de Contrato desde meu primeiro semestre, não pude deixar de perceber que não foi incluido na lista de mestrado e doutorado em arqueologia a UFPA, que assim como em alguns outros casos, está atrelada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia, que em uma de suas linhas possui a de Arqueologia, onde o discente após a conclusão do curso, estará habilitado como Mestre em Antropologia com habilitação em Arqueologia, lembrando que a Prof. Denise Schaan faz parte deste programa, também devo ressaltar que só houve um único curso de especialização em arqueologia por esta instituição, e que depois deste, não houveram mais oportunidades, no mais parabenizo pela pagina! Sucesso!

  18. Oi Márcia, você sabe quando irá abrir o curso de arqueologia aqui em São Paulo, sou apaixonado por arqueologia, só que ir pra outro estado estudar não está na minha mente nem no meu orçamento.

    • Cara, estamos com o mesmo problema, exatamente o mesmo… temos interesse, mas nosso estado pelo jeito não… estou tentando entrar em contato com o pessoal da USP pra saber sobre o andamento desse processo, pois pelo que eu saiba, o curso ainda não foi aberto por causa dos atrasos nas obras, que empurrou todo o planejamento pra frente…

  19. Olá. Parabéns pelo site e pelo blog.

    A minha dúvida seria sobre Assiriologia no Brasil. Existe alguma universidade com ẽnfase no assunto? Graduação? Pós?
    Apesar que se depender do Estado Islâmico essa área irá acabar logo logo hehehe.

  20. Marcia, tu és maravilhosamente linda.
    Espero lhe encontrar ainda nesse mundo da Arqueologia.
    Um beijão.
    Admirador.

  21. Olá, tenho interesse em cursar o doutorado em arqueologia na UFRJ mas entrei no site da instituição e não encontrei nada que pudesse informar sobre editais, processos de seleção, linhas de pesquisa etc.

Os comentários estão desativados.