México devolve artefato ao Egito

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

Em 27/04/2011 foi dada a notícia de que o governo mexicano está preparando para a devolução um artefato egípcio proveniente de Assuam. A peça foi datada como sendo do Médio Império.

De acordo com o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) e a Procuradoria Geral da República, a peça foi entregue para a embaixada egípcia no México a fim de que seja repatriada. O objeto mede 15,6 centímetros de altura, 15 centímetros de largura e 2,8 centímetros de espessura.

 

 

Peça devolvida pelo o México em Abril de 2011. Imagem disponível em < http://terraeantiqvae.com/group/egiptologa/forum/topic/show?id=2043782%3ATopic%3A110105&xg_source=msg > Acesso em 28 de Abril de 2011.

 

 

O artefato estava anteriormente no Museu Nacional de Antropologia e sua autenticidade foi verificada pelo o INAH e representantes do governo egípcio. O coordenador de Assuntos Internacionais, Guillermo Valls, explicou que a repatriação da estátua mostra o “elevado nível de cooperação judiciária entre os dois países e o respeito do México para os bens de todos os países [1]”.

No Egito o chefe do Departamento de Antiguidades Recuperadas, Ahmed Mostafa, declarou que quando a peça retornar para o país será restaurada e posta em exposição no Museu Egípcio, no Cairo.

 

Fonte:

 

[1] México devuelve a Egipto una valiosa pieza arqueológica. Disponível em < http://terraeantiqvae.com/group/egiptologa/forum/topic/show?id=2043782%3ATopic%3A110105&xg_source=msg > Acesso em 28 de Abril de 2011.

Press Release – Artifact to Return from Mexico. Disponível em < http://www.drhawass.com/blog/press-release-artifact-return-mexico > Acesso em 28 de Abril de 2011.

 

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

2 comentários sobre “México devolve artefato ao Egito

  1. Parabéns pelo trabalho Cultural e elucidativo do teu Blog MÁRCIA!!!
    Sempre é maravilhoso ter novas noticias desta que foi uma das maiores civilizações da antiguidade! Obrigado PAVEL LAZZAROTTO.

Os comentários estão desativados.