【Tese】Ushabts do Museu Nacional

Os servidores funerários da coleção egípcia do Museu Nacional: Catálogo e interpretação – Cintia Alfieri Gama | Português |

 

O uso da magia para suprir as necessidades do morto, e melhorar a sua existência na vida após a morte, levou à criação de um numeroso grupo de imagens no equipamento funerário.

Dentre estas estão as estatuetas funerárias que são conhecidas por três nomes alternativos shabti, chauabti e ushabti. O significado das estatuetas era complexo, e mudou com o passar do tempo.

Desde a substituição da função dos antigos modelos, estas estatuetas possuem um caráter de servas do morto ou, mais ainda, agem como um substituto pessoal para o seu mestre.

A fonte básica para este trabalho são os 244 servidores funerários da Coleção egípcia do Museu Nacional do Rio de janeiro. Num pano de fundo mágico-religioso e tipológico, este material foi analisado levando-se em conta o  seu uso no contexto funerário, que vai do Médio Império até o Período Ptolomaico.

Buscamos entender, por meio das estatuetas  funerárias, as crenças egípcias relacionadas com o Além.

 

Palavras-chave: egiptologia, shabti, ushabti, coleção, religião, funerário, magia.

 

Obtenha a tese Os servidores funerários da coleção egípcia do Museu Nacional: Catálogo e interpretação (Disponível online no site do Museu Nacional do Rio de Janeiro)

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

Um comentário sobre “【Tese】Ushabts do Museu Nacional

  1. eu comprei um livro chamado anpu-ser o livro fala sobre ushebtiu de uma defunta egipcia anpu-ser ,filha de neterit mas procurei tudo sobre ela mas nao sei nada ainda nao começei ler so gostaria de saber quem ela foi

Os comentários estão desativados.