Egito no Domingo Espetacular (Parte 01)

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

O Domingo Espetacular (Rede Record) estreou no dia 04/04/2010 a reportagem “Egito: Caminhos do Nilo”, que está sendo apresentada pelo o carismático Gerson de Souza. A série tem a finalidade de mostrar ao público as paisagens e pessoas que vivem às margens do segundo maior rio do mundo.

A primeira parte da matéria começa em Assuã, e lá mostra aspectos interessantes da vida dos descendentes dos núbios, como, por exemplo, a tradição de dormir durante a tarde para poder trabalhar quando o sol está brando e a criação de crocodilos (que desde a construção da represa de Assuã estão presos no lago Nasser) dentro das residências.

Próximo domingo Gerson seguirá seu caminho rumo a Luxor, a Norte.

 

Assista aqui a primeira parte: Criação de crocodilo é comum nos lares da cidade egípcia de Assuã

Em série que mostra uma viagem ao Egito, o repórter Gerson de Souza navega pelo rio Nilo e explora desertos do país. Para chegar ao primeiro destino, Assuã, ele percorreu 1.200 km de trem, partindo da capital egípcia do Cairo, visitou comunidades e mostrou a tradição e os costumes do povo egípcio. Veja o vídeo (Rede Record: 2010):

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]