Egiptolizando: Walk Like An Egyptian

 

Temas ligados ao Egito da era faraônica têm inspirado muitas gerações de cantores. Nos anos oitenta surgiu um hit que fez sucesso por sugerir que seus ouvintes “caminhassem como os egípcios”, Walk Like an Egyptian, cantado pela a banda feminina The Bangles.

The Bangles – Walk Like an Egyptian.

Integrantes da banda The Bangles em Walk Like an Egyptian.

 

Walk Like an Egyptian hit do álbum Different Light (lançado em 1985) foi na época a música número um nas paradas de sucesso. A inspiração para Liam Sternberg, autor da canção, seria um passeio aquático onde teria observado as pessoas tentando se equilibrar em pé nos barcos o que o fez se lembrar justamente das imagens das pinturas funerárias do Egito. O clipe foi muito celebrado na época em que foi lançado. Confira abaixo o vídeo-clipe na integra:

 

Duas, dentre tantas, curiosidades ligadas a esta música é que ela foi um dos temas do filme Astérix & Obélix: Missão Cleópatra e em 2001, após o ataque terrorista a Nova York em 11 de Setembro, teria sido considerada uma música inadequada por um documento intitulado 2001 Clear Channel memorandum.

The Bangles – Walk Like an Egyptian. Capa de 1990.

 

A letra não é lá grande coisa, na verdade não fala nada com nada, mas a melodia é bem interessante, o que explica parte do sucesso da música na década de 80.

Fonte:

Best of the 80s. Disponível em http://bestofthe80s.wordpress.com/2011/02/09/walk-like-an-egyptian/ Acesso em 15 de Fevereiro 2011.

The Bangles. Disponível em < http://www.thebangles.com/bio/bio.asp > Acesso em 15 de Fevereiro 2011.

The Bangles – Walk Like An Egyptian. Disponível em < http://www.rockandpop80s.com/index.php?main_page=product_info&cPath=9&products_id=1229> Acesso em 15 de Fevereiro 2011.

 

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

Um comentário sobre “Egiptolizando: Walk Like An Egyptian

Os comentários estão desativados.