Alaaeldin Shaheen substituiu Hawass

Por Márcia Jamille N. Costa | @MJamille

 

Antes só eram conversas vagas saídas do Supremo Conselho de Antiguidades, principalmente depois de uma reunião do Prof. Dr. Alaaeldin M. Shaheen como o Primeiro Ministro no dia 12 de Março. Mas já está confirmado, Shaheen é o novo nome que irá substituir o do Dr. Zahi Hawass.

Não saiu nenhuma nota para a impressa ainda, mas alguns egiptólogos no Egito mencionaram que é certeza de que o cargo já foi preenchido por Shaheen.

 

UPDATE – 14 de Março de 2011 – 08h50

Fui procurar saber se o SCA realmente oficializou o cargo de Shaheen: o SCA não confirmou nada ainda e nem mencionou que Shaheen foi o escolhido embora a comunidade de egiptologia esteja acreditando que será ele. Outro nome que foi dado é o de Mohamed Abdel Maksoud.

Devo lembrá-los que o Ministério de Assuntos de Antiguidades não existe mais, ou seja, o SCA voltou a existir e continua agregado ao Ministério da Cultura que agora está sob a liderança de Emad Abou-Ghazi (um historiador).

 

Estejam atentos a esta página porque eu posso fazer um UPDATE a qualquer momento.      

 

 

Alaaeldin Shaheen. Retirado de Prof. Dr. Alaa El-Din Abd el-mohsen Shaheen. Disponível em http://www.alaashaheen.com/ Acesso em 14 de março de 2011.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]