Boas notícias sobre o Instituto

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Ontem (dia 21/12/2011) começaram os trabalhos de restauro do material que sobrou do incêndio que arrasou o prédio do Institut d’Égypte. As obras que escaparam total ou parcialmente do ocorrido estão agora sob os cuidados de funcionários das várias bibliotecas do país que se prestaram a tentar recuperar o quanto fosse possível o material que permanece no Cairo.

Embora muito tenha sido destruído, foi devido ao trabalho de egípcios que se mobilizaram de forma voluntária desde o dia em que ocorreu o incêndio até o dia 20 que hoje o trabalho pode estar ocorrendo, pois foi graças a estes homens e mulheres que podemos dizer que o acervo do Instituto não está de todo perdido, inclusive o celebre Description de l’Égypte, que é considerado um dos marcos do nascimento da Egiptologia está parcialmente salvo [1].

 

Foto postada no perfil @Dooolism mostrando uma das primeiras imagens de voluntários salvando parte do acervo do Instituto. Foto: Adel Abdel Ghafar. Dezembro 2011.

 

Devo lembrar que as equipes de restauração do Egito são muito boas e foram eficientes na recuperação de alguns dos artefatos destruídos durante a invasão do Museu Egípcio do Cairo em Janeiro deste ano. Alerto também aqueles que se interessam por antiguidades: não comprem folhas avulsas ou obras timbradas antes de se certificar que não estão sendo comercializadas de forma ilegal, elas podem ter pertencido ao Instituto e não a uma herança de família. Da mesma forma que temos pessoas que se dedicaram a recuperar os livros e artigos outras podem estar mais interessadas em roubá-los para lançar no mercado negro de peças arqueológicas.

Abaixo imagens do dia 21/12/2011 onde podemos ver parte do trabalho de recuperação do acervo:

 

 

[cincopa AcDAywqokmgW]

 

Imagens disponíveis em < http://en.cybrarians.info/index.php?option=com_content&view=article&id=336:esi-burn&catid=76:news&Itemid=118 >. Acesso em 22/12/2011.

[1] Informação disponível em < http://25online.tv/index.php?option=com_content&view=article&id=1391:2011-12-19-13-21-30&catid=2:news-ticker&Itemid=39&lang=en >. Acesso em 22/12/2011.