Por Márcia Jamille Costa | @MJamille
Uma tumba faraônica com cerca de 4000 anos foi encontrada durante esta campanha de 2012/1 e grandes veículos de impressa têm falado que é uma tumba de faraó, mas provavelmente (e isto é denotado inclusive no site da campanha) tenha pertencido a um nomarca, ou seja, um governador de província chamado Haguti Najt (1994-2150 a.C.) que viveu no inicio do Médio Império. Alguns artefatos foram encontrados, apesar de invasões anteriores.
O sepulcro está localizado em Deir el-Bersha, Minya ( Médio Egito), e foi encontrado durante os trabalhos de escavação de arqueólogos belgas da Universidade de Leuven que trabalhavam na tumba do governante anterior, Najt, que ficou no cargo entre 1650 e 1994 a.C.
Fonte da notícia: Descubren una tumba faraónica de 4.000 años de antigüedad en el sur de Egipto. Disponível em < http://noticias.lainformacion.com/arte-cultura-y-espectaculos/arqueologia/descubren-una-tumba-faraonica-de-4-000-anos-de-antiguedad-en-el-sur-de-egipto_C1hsjAY7dfTkjde1yfNT42/ >. Acesso em 29 de Maio de 2012.
ainda ha muito por ser descoberto …..
Pois é Jaqueline.
Abraços!
Nossa…que bacana!
A cada dia descobre-se mais e mais e mais lacunas são fechadas…fico pensando até quando iremos descobrir…
Espero que muito, principalmente porque será meu sustento (haha)!
Abraços Natalia.
marcia jamile….tudo bem?… preciso do nome daquelas duas esfinges que decoram a frente do museu do cairo…assim que puder me envie o nome de qual faraó elas pertencem….grata e aguardando,jaque.
Oi Jaqueline,
Não me recordo da procedência das esfinges e como estou em processo de mudança de residência estou sem meus livros, mas se encontrar algo escrevo aqui.
Abraços.