Nova tumba encontrada

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Uma tumba faraônica com cerca de 4000 anos foi encontrada durante esta campanha de 2012/1 e grandes veículos de impressa têm falado que é uma tumba de faraó, mas provavelmente (e isto é denotado inclusive no site da campanha) tenha pertencido a um nomarca, ou seja, um governador de província chamado Haguti Najt (1994-2150 a.C.) que viveu no inicio do Médio Império. Alguns artefatos foram encontrados, apesar de invasões anteriores.

O sepulcro está localizado em Deir el-Bersha, Minya ( Médio Egito), e foi encontrado durante os trabalhos de escavação de arqueólogos belgas da Universidade de Leuven que trabalhavam na tumba do governante anterior, Najt, que ficou no cargo entre 1650 e 1994 a.C.

 

Fonte da notícia: Descubren una tumba faraónica de 4.000 años de antigüedad en el sur de Egipto. Disponível em < http://noticias.lainformacion.com/arte-cultura-y-espectaculos/arqueologia/descubren-una-tumba-faraonica-de-4-000-anos-de-antiguedad-en-el-sur-de-egipto_C1hsjAY7dfTkjde1yfNT42/ >. Acesso em 29 de Maio de 2012.

 

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro “Uma viagem pelo Nilo”.
[Leia seu perfil]

6 comentários sobre “Nova tumba encontrada

  1. Nossa…que bacana!
    A cada dia descobre-se mais e mais e mais lacunas são fechadas…fico pensando até quando iremos descobrir…

  2. marcia jamile….tudo bem?… preciso do nome daquelas duas esfinges que decoram a frente do museu do cairo…assim que puder me envie o nome de qual faraó elas pertencem….grata e aguardando,jaque.

Os comentários estão desativados.