Dois leões de arenito são encontrados em Fayum

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Uma missão arqueológica descobriu duas estátuas de arenito representando leões deitados datados do Período Ptolomaico em Dima al-Sebaa (nome que significa “Ilha do Deus Crocodilo”), no oásis de Fayum, anunciou o Ministro das Antiguidades, Mohamed Ibrahim Ali, esta segunda-feira (03/12/2012).

Leões encontrados em Fayum. Disponível em < http://english.ahram.org.eg/News/59724.aspx >. Acesso em 03 de dezembro de 2012.

 

De acordo com o comunicado lançado, as duas estátuas foram encontradas dentre as ruínas do templo do deus Soknopaios (em antigo egípcio “Sobek-en-Pai”), ainda no pronunciamento foi dito que o seu lugar original era decorando calhas de templos, algo comum durante o período Greco-Romano, no Alto Egito. Uma descoberta deste tipo ainda não tinha sido realizada em Fayum.

 

Detalhe da cabeça dos leões encontrados em Fayum. Disponível em < http://english.ahram.org.eg/News/59724.aspx >. Acesso em 03 de dezembro de 2012.

 

A missão arqueologia responsável pela descoberta é advinda da Universidade Italiana de Salento, em Lecce, sob a coordenação do professor Mario Capasso.

Ambas as estátuas estão em ótimo estado de conservação e permanecem agora em um armazém em Fayum para a restauração.

 

Fonte da notícia:

Two Ptolemaic lion statues found in Fayoum. Disponível em < http://www.egyptindependent.com/news/two-ptolemaic-lion-statues-found-fayoum?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter  >. Acesso em 03 de Dezembro de 2012.

Lion-shaped statues unearthed in Fayoum. Disponível em < http://english.ahram.org.eg/News/59724.aspx  >. Acesso em 03 de dezembro de 2012.

 

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]