É escolhido o novo Ministro das Antiguidades Egípcias

 

 

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

Esfinge e uma das pirâmides do platô de Gizé. Imagem disponível em SILIOTTI, Alberto. Egito. (Tradução de Francisco Manhães). 1ª Edição. Barcelona: Editora Folio, 2006. p. 135.

Depois de muita expectativa já se sabe quem é o novo ministro das antiguidades egípcias, seu nome é Ahmed Eissa. Nascido em 1960, na cidade de Gerga (Alto Egito), ele é um dos membros do partido islâmico Wasat, porém sua carreira acadêmica é praticamente voltada para os estudos cópticos, o que agradou, já que ele atenderá tanto as necessidades das antiguidades egípcias faraônicas, como as islâmicas e as cristãs, além das demais que também fazem parte da identidade do país. Abaixo um resumo da sua carreira disponibilizado pelo site Ahram (tradução minha):

Eissa se graduou na Universidade de Assiut, em 1982, com um bacharelado em antiguidades islâmicas. Em 1989 ele tirou seu mestrado na Universidade do Cairo, se especializando em arquitetura cóptica e mais tarde alcançou o doutorado na Universidade de Assiut, focando na influência do islã na arquitetura da Igreja Cóptica Ortodoxa nas províncias de Qena e Aswan a partir do Período Otomano, até o governo da dinastia de Mohamed Ali.

Seu primeiro trabalho foi como inspetor de antiguidades islâmicas e cópticas na autoridade das antiguidades egípcias [1].

Eissa tornou-se professor assistente em 1993, depois lecionou na Universidade South Valley, onde se tornou decano em 2011.

Fonte da notícia: Who’s who: Egypt’s new ministers. Disponível em < http://english.ahram.org.eg/News/70884.aspx >. Acesso em 07 de maio de 2013.

[1] antiquities at the Egyptian antiquities authority.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]