UCL Podcast (em inglês): artefatos do Petrie Museum of Egyptian Archaeology

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

 

Neste primeiro podcast o artefato comentado é o vestido Tarkhan (Imagem 1), uma artefato arqueológico extremamente interessante porque é um dos exemplos de vestuários remanescentes da antiguidade egípcia e o outro citado é uma ratoeira (Imagem 2) encontrada pelo arqueólogo Flinders Petrie. Ambos estes objetos (assim como os demais presentes na coleção do museu) eram importantes para Petrie porque ele acreditava que os artefatos mundanos tinham grande capacidade de surpreender. Foi este tipo de pensamento que o colocou um passo à frente da sua época.

Vestido tarkhan . Imagem disponível em . Acesso em 06 de outubro de 2013.

Vestido tarkhan . Imagem disponível em < http://www.ucl.ac.uk/museums/petrie/about/collections/objects/tarkhan-dress >. Acesso em 06 de outubro de 2013.

Ratoeira no antigo Egito. Imagem disponível em . Acesso em 06 de outubro de 2013.

Ratoeira no antigo Egito. Imagem disponível em < http://www.ucl.ac.uk/museums/petrie/about/collections/objects/one-day-in-lahun >. Acesso em 06 de outubro de 2013.

Este arquivo possui 2:35 min de duração:

 

Neste segundo podcast o assunto abordado é a descoberta pouco usual de um pote onde foi realizado um sepultamento (Imagem 3) o qual se acreditava pertencer a uma mulher, mas depois foi identificado como um indivíduo do sexo masculino que possuía entre 20 e 25 anos no momento de sua morte.

Pote para sepultamento encontrado no Egito. Imagem disponível em . Acesso em 06 de outubro de 2013.

Pote para sepultamento encontrado no Egito. Imagem disponível em < http://www.ucl.ac.uk/museums/petrie/about/collections/objects/pot-burial >. Acesso em 06 de outubro de 2013.

Este arquivo possui 2:19 min de duração:

 

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]