Museu Casa de Howard Carter (Museum Howard Carter’s House)

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

 

A casa do arqueólogo Howard Carter, o responsável pela descoberta da tumba de Tutankhamon em 1922, está localizada no lado oeste de Luxor, um pouco antes da entrada para o Vale dos Reis e esteve por longo período sem uso. Para contornar este problema, durante a gestão do Dr. Zahi Hawass no SCA foi decidido que o local seria transformado em um museu onde os visitantes poderiam caminhar por suas salas, escritório, estúdio de fotografia, cozinha e quartos [1].

A importância desta residência se dá pelo o momento histórico ao qual ela fez parte: foi lá que Carter ficou hospedado durante seus trabalhos de catálogo dos artefatos da tumba, que provavelmente algumas das fotografias do túmulo foram reveladas e onde realizou praticamente todas as suas anotações das impressões que ele tinha do sepulcro, dos funcionários, visitantes, dos métodos de pesquisa e por fim acerca do próprio Tutankhamon.

Abaixo fotografias do local:

Casa do Arqueólogo Howard Carter em Luxor. Disponível em . Acesso em 05 de outubro de 2013.

Casa do Arqueólogo Howard Carter em Luxor. Disponível em < http://worldoutthere.net/luxor-guide-our-egypt-insiders-top-five >. Acesso em 05 de outubro de 2013.

 

Escritório de Howard Carter em sua casa em Luxor. Disponível em . Acesso em 06 de outubro de 2013.

Escritório de Howard Carter em sua casa em Luxor. Disponível em < http://www.tripadvisor.co.uk/Attraction_Review-g294205-d1637143-Reviews-Howard_Carter_House-Luxor_Nile_River_Valley.html >. Acesso em 06 de outubro de 2013.

 

Escritório de Howard Carter em sua casa em Luxor. Disponível em . Acesso em 06 de outubro de 2013.

Escritório de Howard Carter em sua casa em Luxor. Disponível em < http://enjoyluxor.wordpress.com/tag/lord-carvarnon/ >. Acesso em 06 de outubro de 2013.

 

Uma das salas de Howard Carter em sua casa em Luxor. Disponível em . Acesso em 06 de outubro de 2013.

Uma das salas de Howard Carter em sua casa em Luxor. Disponível em < http://androidtravel.com/mustsee/showPlace.php?id=25436&name=Howard%20Carter%20House, >. Acesso em 06 de outubro de 2013.

 

Detalhe de parede na casa de Howard Carter em Luxor. Disponível em . Acesso em 06 de outubro de 2013.

Detalhe de parede na casa de Howard Carter em Luxor. Disponível em < http://enjoyluxor.wordpress.com/tag/lord-carvarnon/ >. Acesso em 06 de outubro de 2013.

 

Objetos na casa de Howard Carter em Luxor. Disponível em . Acesso em 06 de outubro de 2013.

Objetos na casa de Howard Carter em Luxor. Disponível em < http://enjoyluxor.wordpress.com/tag/lord-carvarnon/ >. Acesso em 06 de outubro de 2013.

 

Máquina de escrever de Howard Carter. Foto: Tim Beddow. Disponível em . Acesso em 06 de outubro de 2013.

Máquina de escrever de Howard Carter. Foto: Tim Beddow. Disponível em < http://hollisterhovey.blogspot.com.br/2010/11/castle-carter.html >. Acesso em 06 de outubro de 2013.

 

Cômodo da casa de Howard Carter. Disponível em . Acesso em 06 de outubro de 2013.

Cômodo da casa de Howard Carter. Disponível em < http://egyptsitesblog.wordpress.com/2010/03/11/castle-carter-deir-el-bahri/ >. Acesso em 06 de outubro de 2013.

 

Uma das salas de Howard Carter em sua casa em Luxor. Disponível em . Acesso em 06 de outubro de 2013.

Uma das salas de Howard Carter em sua casa em Luxor. Disponível em < http://enjoyluxor.wordpress.com/tag/lord-carvarnon/ >. Acesso em 06 de outubro de 2013.

 

Carter faleceu em 1939 na Inglaterra, 17 anos após a tumba ter sido descoberta. A casa então permaneceu em um longo estado de abandono até ter sido reformada e finalmente transforma no museu.

 

Curiosidades:

◘ De acordo com um dos comentários no site Tripadvisor, dentre os objetos pessoais de Carter expostos está o seu diário aberto na página da sua anotação comentando a morte do Lorde de Carnarvon.

◘ Na exposição é possível também encontrar a câmera original de Harry Burton, o fotografo oficial da descoberta da KV-62

◘ A famosa fotografia do Lorde Carnarvon sentado acomodado em uma poltrona foi registrada na varanda da residência.

◘ Em 2009 o Dr. Zahi Hawass anunciou que seria possível a qualquer interessado alugar a casa em 2010 para passar a noite do aniversário da descoberta da tumba de Tutankhamon (4 de novembro) por 20,000 dólares [2].

 

Referências:

[1] Howard Carter’s House and Luxor. Disponível em < http://www.drhawass.com/blog/howard-carters-house-and-luxor >. Acesso em 05 de outubro de 2013.

[2] Opening of the Carter Dig House, Luxor, Egypt. Disponível em < http://luxor-news.blogspot.com.br/2009/11/opening-of-carter-dig-house-luxor-egypt.html >. Acesso em 06 de outubro de 2013.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

2 comentários sobre “Museu Casa de Howard Carter (Museum Howard Carter’s House)

  1. Olá bom dia eu gostaria se possivel que vocês me enviácem fótos do antigo egito isto é:De monumentos em ,como Pirâmedes de vários angulos e outros como da esfinge em fim O que vocês tem aí mãos .Desde já muito agradecido por sua atenção saúde adorei amei mesmo as suas paginas .Carlinhos Blue Caps.

Os comentários estão desativados.