Guindaste se choca em antiga tumba egípcia

Por Márcia Jamille | Instagram | @MJamille

Na segunda-feira, 9 de fevereiro (2015), uma antiga tumba no Sul do Egito, datada da dinastia dos Fatímidas (que governou o Egito entre 909 até 1171), foi parcialmente destruída quando um guindaste se chocou contra a cúpula do edifício, anunciou autoridades na última terça-feira,10 de fevereiro (2015).

Foto: AFP. 2015.

O acidente ocorreu quando operários manobravam o guindaste para mover grandes blocos de pedra para a cidade de Aswan, onde uma exposição internacional para esculturas está sendo realizada.

“O guindaste que transportava pesados blocos de pedra bateu na cúpula e a danificou severamente”, disse através de um comunicado um representante do Ministério das Antiguidades do Egito.

Ainda de acordo com ele conservadores alemães que trabalham na manutenção desse tipo de estrutura em Aswan foram chamados para ajudar no restauro do mausoléu.

Fonte:
Crane crashes into ancient tomb in Egypt. Disponível em < http://english.alarabiya.net/en/life-style/art-and-culture/2015/02/10/Crane-crashes-into-ancient-tomb-in-Egypt-.html >. Acesso em 10 de fevereiro de 2015.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]