Palestras sobre o Egito (SP)

Por Márcia Jamille | Instagram | @MJamille | Notícia enviada por Roberta Araújo, via Facebook.

Entre 12/09 e 07/11/2015 ocorrerão ciclos de palestras com o professor Antonio Brancaglion Junior no FAAP. Abaixo informações sobre o evento:

Palestras

A Estatuária Faraônica: A Magia das Formas
12/09/2015 – Sábado das 9h30 às 12h
Por mais de 3 mil anos os egípcios criaram estatuas de seus deuses, reis e seres humanos, elas eram os elementos centrais em seus cultos nos templos e túmulos, consideradas os receptáculos da força espiritual que por intermédio dos rituais as transformavam em imagens vivas. Serão tratadas nesta aula as técnicas e os materiais usados pelos escultores assim como as funções e significados da estatuaria nas crenças e práticas religiosas dos antigos egípcios.

O Povo do Faraó: A Vida Às Margens do Nilo
26/09/2015 – Sábado das 9h30 às 12h
O Egito Antigo é sempre lembrado por seus feitos notáveis, pirâmides, templos e obras primas que nos fascinam até os dias de hoje, mas por trás destes prodígios estava o povo em sua existência diária. Nesta aula veremos um pouco da vida nas vilas e cidades, as casas e o cotidiano dos camponeses, trabalhadores, artistas e artesãos, suas funções e importância em uma sociedade onde a harmonia e bom funcionamento era um dever do faraó.

Uma tumba Ramséssida em Luxor. Disponível em . Acesso em 03 de janeiro de 2014.

Uma tumba Ramséssida em Luxor. Disponível em < http://luxortimesmagazine.blogspot.com.br/2014/01/the-way-to-start-new-year-ramesside.html >. Acesso em 03 de janeiro de 2014.

Osíris e Rê: O Eterno Ciclo da Vida
03/10/2015 – Sábado das 9h30 às 12h
O ciclo de vida-morte-renascimento era um dos principais elementos na crença dos antigos egípcios em uma vida eterna e para o qual foram investidos todos os esforços da sociedade A síntese desta crença em um Pós Vida está na relação entre duas das maiores divindades do Egito antigo, Osíris deus dos mortos e da regeneração e Rê (Ra) deus-sol fonte de toda Vida. Nesta aula veremos como estes opostos se complementam e qual o sentido da vida para os antigos egípcios.

Criaturas Divinas: Múmias de Animais no Egito Antigo
07/11/2015 – Sábado das 9h30 às 12h
A invenção da mumificação artificial pelos antigos egípcios nos fascina até hoje, esta técnica não foi usada somente na preservação dos corpos humanos, mas também de seus animais. Praticamente todas as espécies de animais eram mumificadas, algumas delas com uma sofisticação e cuidados iguais aos dos faraós. Nesta aula veremos os motivos desta mumificação de animais, as diferentes categorias de múmias e as recentes pesquisas feitas no Brasil no estudo de animais mumificados usando as mais modernas técnicas de análise.

Valor:
Público externo: cada palestra R$ 84,00
Aluno, ex.aluno, funcionário e professor: cada palestra R$ 75,60

Para mais informações: https://central.faap.br/nucleocultura/palestras/egito.asp

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]