Resultados do escaneamento da Pirâmide Romboidal

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Ontem, 26 de abril de 2016, a equipe do Scan Pyramids Mission (Missão para Escanear as Pirâmides) apresentou ao atual Ministro das Antiguidades Dr. Khaled El-Enany e ao ex-Ministro das Antiguidades Dr. Mamdouh Eldamaty os resultados do escaneamento da pirâmide Romboidal (localizada em Dashur) através da detecção de múons.

A Pirâmide Romboidal de Senefru. Imagem disponível em < http://richard-seaman.com/Wallpaper/Travel/Egypt/index.html#BentPyramidFromTheWest >. Acesso em 26 de junho de 2013.

— Leia mais: Conheça a “Scan Pyramids Mission”

Em 2015 os pesquisadores responsáveis pelo projeto depositaram na primeira câmara da pirâmide placas capazes de realizar esta detecção. Elas foram retiradas do local agora em 2016 após 40 dias, tempo suficiente para se adaptar as condições do edifício e recolher dados mais precisos.

O número “1” aponta a câmara onde foram postas as placas. Fonte: Scan Pyramids Mission.

Ilustração 3D demonstrando onde as placas foram depositadas. Fonte: Scan Pyramids Mission.

Placas já posicionadas dentro da pirâmide. Fonte: Scan Pyramids Mission.

Análise dos dados em laboratório. Fonte: Scan Pyramids Mission.

Apesar de em seu comunicado oficial o ministério sugerir que o resultado é “espetacular”, as estatísticas disponibilizadas por essas placas não foram suficientes para mostrar alguns espaços já conhecidos da pirâmide. Contudo, várias simulações foram feitas para tentar detectar novas câmaras e a conclusão é a de que não existem novas seções no entorno.

Ainda neste comunicado não foram relatadas informações sobre as condições estruturais do edifício. Provavelmente essa informação e outras mais especificas e técnicas serão publicadas em um artigo acadêmico futuro (ao menos espero). No vídeo a seguir a equipe aponta os passos da pesquisa:

A Pirâmide Romboidal, também conhecida como “Pirâmide Curva”, foi a primeira construída pelo faraó Senefru, que viveu durante o Antigo Reino. É um exemplo de “tentativa e erro” da antiguidade, uma vez que não contente com o resultado da Romboidal, esse governante ainda mandou que fossem edificadas mais duas pirâmides. Todas são antecessoras das pirâmides do platô de Gizê.

Dicas de links:

As mudanças no formato das pirâmides egípcias ao longo do antigo império. Disponível em < http://www.marciajamille.com.br/2014/10/as-mudancas-no-formato-das-piramides.html >. Acesso em 27 de abril de 2016.

Scan Pyramids Mission. Disponível em < http://www.scanpyramids.org/ >. Acesso em 27 de abril de 2016.