Zahi Hawass estreará novo programa de TV

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Se você é um avido consumidor de documentários, revistas e programas sobre a Antiguidade egípcia provavelmente já ouviu falar de Zahi Hawass. Arqueólogo, egiptólogo, escritor, já foi diretor do Supremo Conselho de Antiguidades e Ministro das Antiguidades do Egito. Este homem conseguiu arrecadar uma legião de fãs e desafetos. Ficou mundialmente famoso quando protagonizou a divulgação da Arqueologia realizada no Egito e a importância de repatriar artefatos arqueológicos notáveis para a Egiptologia tais como a Pedra de Roseta (que permitiu a tradução dos hieróglifos egípcios) e o busto da Rainha Nefertiti, retirado do país em circunstancias pouco admiráveis.

Zahi Hawass. Via.

Em 2011 Hawass foi o foco de um “reality” (entre aspas mesmo porque anos mais tarde, em entrevista, ele revelou que algumas das situações ocorridas na série foram plantadas pela a equipe de produção) intitulado “Caçador de Múmias” (Chasing Mummies, no original), para a The History Channel. O programa tinha o objetivo de levar os espectadores para o incrível mundo de descobertas que era a vida de Hawass, mas suscitou em opiniões divergentes entre o público.

Contudo, para a nossa surpresa, o famoso arqueólogo revelou no último dia 29 de setembro (2016) que protagonizará mais uma vez um programa de TV: o Kashef Al-Asrar, em português “Revelador de Segredos”.

A ideia é que o ex-ministro das antiguidades use sua influência para promover o turismo e aumentar a consciência sobre a importância cultural do Egito. O programa contará com a colaboração de egiptólogos de renome e será lançado no canal egípcio de satélite Al-Ghad e posteriormente lançado no exterior.

Divulgação do programa em conferência de imprensa. Foto: Ahram.

Falando de uma forma mais pessoal, o que notei é que ao contrário de “Caçador de Múmias” aparentemente teremos a oportunidade de ver um Zahi Hawass verdadeiramente acadêmico, e não um showman de um programa excêntrico e apelativo, como foi o caso da produção da The History. Com “Revelador de Segredos” ele falará curiosidades sobre a cultura egípcia tais como costumes e cotidiano.

A ideia e conceito do programa partiu do próprio Hawass. Em uma conferência de imprensa ele disse que tinha tido o vislumbre em 2007, mas por conta do alto custo precisou deixar sua proposta de lado.

Oito episódios já foram gravados e dependendo da receptividade do público Hawass gravará mais temporadas, mas, desta vez, expandindo os temas da Arqueologia egípcia, mostrando para o público a história das sociedades copta e islâmica.

O programa estreará já este mês, no dia 20 (outubro/2016). Ainda não fui informada sobre o interesse de alguma emissora brasileira em transmiti-lo.

Fonte:

‘Revealer of Secrets’: Zahi Hawass’s new TV show on archaeology to launch in October. Disponível em < http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/244857/Heritage/Ancient-Egypt/Revealer-of-Secrets-Zahi-Hawasss-new-TV-show-on-ar.aspx >. Acesso em 29 de setembro de 2016.