Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram
Notícia via Guilherme Santos e Wellington Oliveira (Facebook)
Uma equipe de Arqueologia da Espanha descobriu recentemente um sarcófago contendo uma múmia intacta sob um templo do faraó Tutmés III, em Luxor. O corpo é de um homem chamado Amenirnef, que possuía o cargo de “servente da casa real”.
O artefato foi feito com cartonagem, um tipo de técnica de construção que consiste em criar artefatos (no caso da descoberta em questão: um sarcófago) com camadas de tecidos revestidos por estuque.
O sarcófago está em ótimo estado de conservação, possuindo ainda os seus padrões de cores. Contudo, devido a sua idade, o artefato está muito frágil, necessitando de muito cuidado ao ser manipulado.
Ele foi datado como pertencendo provavelmente ao “Terceiro Período Intermediário”, uma das épocas de descentralização do poder egípcio.
Fontes:
Arqueólogos espanhóis descobrem múmia intacta em Luxor, no Egito. Disponível em < http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/11/arqueologos-espanhois-descobrem-mumia-intacta-em-luxor-no-egito.html >. Acesso em 18 de novembro de 2016.
Arqueólogos españoles hallan un cartonaje de momia bajo el templo de Tutmosis III. Disponível em < http://www.lavanguardia.com/cultura/20161114/411829422033/mision-espanola-halla-el-maravilloso-cartonaje-de-un-sirviente-real-egipcio.html >. Acesso em 18 de novembro de 2016.