Primeiro egiptólogo espanhol ganha documentário

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

Um documentário sobre o homem considerado o primeiro egiptólogo da Espanha foi organizado por Ramon Masip, Toni e Manuel Vinuesa Orensanz. Denominado de Les 7 vinha d’Eduard Toda a produção conta a história de Eduard Toda (1855-1941) que além de protetor do patrimônio cultural foi empresário, filantropo, escritor, cônsul geral da Espanha no Egito e diplomata na China.

Eduard Toda vestido como uma múmia; Museo de Bulaq (Cairo).

Toda viveu em uma época em que a Egiptologia e a Arqueologia Egípcia estavam se consolidando como ciência. O documentário é uma oportunidade de conhecer um pouco mais deste período além de, claro, tentar desmistificar alguns mitos criados acerca de Toda.

Eduard Toda vestido como uma múmia; Museo de Bulaq (Cairo).

Atualmente o material está disponível na internet, contudo, somente para o território espanhol. Porém a produção possui página no Facebook, então vocês podem participar lá para dar uma força. Abaixo os links:

Les 7 vinha d’Eduard Toda: http://www.ccma.cat/tv3/alacarta/el-documental/les-7-vides-deduard-toda/video/5650835/
Página Les 7 vinha d’Eduard Todahttps://www.facebook.com/Les-set-vides-dEduard-Toda-539906866112504/

Fonte:

El documental sobre la vida del reusense Eduard Toda ya se puede ver online. Disponível em < http://www.lavanguardia.com/local/reus/20170221/42194587433/documental-sobre-vida-eduard-toda-puede-ver-traves-red.html >. Acesso em 22 de fevereiro de 2017.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]