Nome do faraó Senusret II em templo abre discussão sobre o passado

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

Um grande lintel feito de granito vermelho foi descoberto por uma missão egípcia-espanhola durante os trabalhos de escavação no templo de Heryshef em um sítio arqueológico em Ihnasya El-Medina, Beni Suef. Mahmoud Afifi, chefe do Departamento de Antiguidades do Egito, anunciou a descoberta ontem (27/05).

Lintel com o nome do rei. Foto: Reprodução.

Ele descreveu o artefato como “muito importante” porque o lintel tem gravado dois cartuchos como o nome do rei Senusret II (Sesostris II) da 12ª Dinastia (Médio Reino). A presença do lintel no templo de Heryshef é um dos indícios que apontam o interesse de Senusret II por esse local, como foi o caso de Fayum.

Local em que o artefato foi encontrado. Foto: Reprodução.

Senusret II é um nome conhecido por suas obras realizadas em Fayum, entretanto, muitos aspectos do seu reinado, inclusive a sua duração, são alvos de muita discussão. Desta forma, a descoberta do seu nome neste lugar aumenta a teia de possibilidades para a interpretação do passado.

Senusret II. Fonte: W. M. Flinders Petrie.

Maria Carmen Pérez-Die, diretora da missão do Museu de Antiguidades de Madri, disse que a missão também descobriu vários níveis de construção, um deles é datado do início da 18ª Dinastia e foi finalizado no reinado de Tutmés III (Novo Império) e outro durante o de Ramsés II, da 19ª Dinastia (Novo Império).

 

Fonte:

Lintel bearing Middle Kingdom cartouches unearthed at Ihnasya site in Egypt. Disponível em <http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/269618/Heritage/Ancient-Egypt/Lintel-bearing-Middle-Kingdom-cartouches-unearthed.aspx>. Acesso em 27 de maio de 2017.