As antigas egípcias influenciando uma designer de joias da atualidade

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Nascida e criada no Egito, Jude Benhalim é uma designer de joias que usa a sua cidade natal, o Cairo e a história egípcia como inspiração para as suas criações. Entretanto, apesar de olhar muito para o passado com entusiasmo, ela assume que algumas mudanças sociais conservadoras devem ser abandonadas. “Eu emprego uma talentosa equipe de mulheres artesãs e me sinto muito agradecida por ter dado oportunidades às mulheres para ajudá-las a realizar seu potencial e quebrar as limitações sociais.” disse à revista Harpers Bazaar Arabia, “O que nossa sociedade menospreza na maior parte do tempo é que as mulheres têm a capacidade criativa de incorporar cultura, patrimônio e artesanatos egípcios e eu adoro ajudar a lançar luz sobre o trabalho de artesãos que está morrendo lentamente em nosso mundo impulsionado pela tecnologia.”

Questionada pela Harpers Bazaar Arabia sobre do que mais se orgulha em relação as mulheres egípcias ela respondeu: “Está no sangue delas serem fortes e empoderadas desde o tempo de Nefertiti. As mulheres egípcias não têm limites, provendo suas famílias e se destacando em todas as áreas de suas vidas com grande força e determinação. Os egípcios sempre foram pioneiros na região, desafiando as normas existentes e lutando pela igualdade, educação e direitos básicos. É verdadeiramente inspirador.”

E ainda realizou uma reflexão sobre as pessoas do Egito atual: “Também é muito humilhante quando você vê tantas pessoas ao seu redor lutando e lutando para perseguir seus sonhos. A vida pode ficar difícil quando você enfrenta as lutas diárias de um país do terceiro mundo como o Egito, mas faz valer cada pequena conquista.”

Saiba mais sobre ela: www.judebenhalim.com

Fonte:

At just 25 years old, jewellery designer Jude Benhalim is wise beyond her years. Disponível em < https://www.harpersbazaararabia.com/fashion/the-style/jude-benhalim-the-heart-of-cairo >. Acesso em 21 de outubro de 2018.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]