Novos países receberão artefatos de Tutankhamon

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

O Ministério das Antiguidades do Egito aprovou a realização de exposições temporárias sobre o faraó Tutankhamon em 10 cidades de sete países europeus (não foram informadas quais). A primeira cidade a receber uma delas foi a Califórnia (EUA) que durante o ano de 2018 organizou a exposição “King Tut: Treasures Of The Golden Pharaoh” (Rei Tut: Tesouros do Faraó Dourado), que foi lançada no California Science Center (Centro de Ciências da Califórnia) em 24 de março de 2018, e arrecadou 5 milhões de dólares. Ela foi visitada por cerca de 700.000 pessoas e o ministério arrecadou 4 dólares por cada ingresso.

Foto: “King Tut: Treasures Of The Golden Pharaoh”

A coleção de 150 artefatos exibida no California Science Center é a maior coleção de artefatos da tumba do faraó Tutankhamon a ser mostrada fora do Egito. Agora a exposição será transferida da Califórnia para o Grand Lafayette Hall em Paris (França) e lá permanecerá de 18 de março de 2019 a 30 de setembro de 2019.

Merchandise. Foto: “King Tut: Treasures Of The Golden Pharaoh”

Estas exposições visam promover a cultura egípcia e construir laços entre o Egito e o mundo, ao mesmo tempo que poderá impulsionar o turismo internacional no país.

Além da França, irão ocorrer exposições no Japão, Canadá, Austrália e Coréia do Sul.

Foto: “King Tut: Treasures Of The Golden Pharaoh”

Fonte:
Tutankhamun exhibition to be held in 10 European cities. Disponível em < http://www.egypttoday.com/Article/4/63108/Tutankhamun-exhibition-to-be-held-in-10-European-cities >. Acesso em 21 de janeiro de 2018.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]