Egito inaugura a primeira fase do projeto de restauro das estátuas do templo de Karnak

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Agora em janeiro de 2021, o Ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, o Governador de Luxor e o Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, visitaram a primeira fase do projeto de restauração de algumas das estátuas de carneiros que compõem o templo de Karnak. A proposta é a revitalização do local é incentivar o turismo cultural.

Foram restauradas no total de 29 estátuas na região sul do templo e já foi iniciada a segunda fase dos trabalhos, que é o restauro do conjunto de 19 estátuas da região norte.

Durante sua visita, o ministro salientou que atualmente existem cerca de 40 hotéis flutuantes operando entre Luxor e Aswan (até pouco tempo eram apenas 10 hotéis) e que 74% dos turistas que estão visitando a região são egípcios interessados em conhecer sua própria história.

Ele acrescentou que a iniciativa “Aproveite seu inverno no Egito” lançada pelo do Ministério de Turismo e Antiguidades, em cooperação com o Ministério da Aviação Civil e a Câmara de Instalações Hoteleiras, vai revitalizar o turismo doméstico para que os egípcios visitem as antiguidades. Faz parte do projeto a redução nos preços de passagens aéreas nacionais para cidades turísticas. Em suma, os egípcios também receberão descontos nos hotéis e 50% de desconto nas entradas de museus e sítios arqueológicos.

Fonte:

Egypt inaugurates 1st phase of restoration project of Rams statues located behind temple of Amun-Ra in Karnak temples. Disponível em < https://www.egypttoday.com/Article/4/96000/Egypt-inaugurates-1st-phase-of-restoration-project-of-Rams-statues >, acesso em 10 de janeiro de 2021.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]