Inacreditável: Três homens tentaram roubar a estátua de 10 toneladas de um faraó com um guindaste!

Por Márcia Jamille | Instagram: @marciajamille; Twitter: @MJamille

O ano mal começou e já temos algumas peculiaridades no mundo das antiguidades egípcias.

Na segunda semana de janeiro (2023) o Ministério Público do Egito ordenou a detenção de três pessoas por tentar saquear uma grande estátua milenar do faraó Ramsés II que pesa 10 toneladas. Esse governante foi um dos faraós mais famosos da 19ª Dinastia, reinando por quase 70 anos. Ele era conhecido como um grande guerreiro e ordenou a construção de templos em todo o Egito.

Estátua de 10 toneladas de Ramsés II que quase foi furtada com guindaste em Aswan. Foto: Egyptian Public Prosecution

A tentativa de furto ocorreu em uma área de pedreira em Aswan, no sul do Egito, lugar que abriga vários sítios arqueológicos magníficos, a exemplo dos templos de Abu Simbel (saiba mais sobre ele no vídeo abaixo). Esses homens realizaram uma escavação ilegal em busca de antiguidades. Após a prisão os investigadores analisaram a estátua e observaram que ela não saiu ilesa dessa situação, pois foi danificada pelos saqueadores. Essa enorme imagem de granito possui cerca de 3 m de altura e 1 m de largura.

A prisão foi feita bem no início de janeiro e existem suspeitas de que têm mais pessoas envolvidas. No momento elas estão sendo investigadas.

Três suspeitos de tentar furtar uma estátua de 10 toneladas de Ramsés II. Foto: Egyptian Public Prosecution

O trio foi pego em flagrante enquanto usava um guindaste na tentava levantar a pesada estátua, assim como pegar outros tipos de artefatos (alguns datados do Período Greco-romano) com o auxílio de uma pá, uma picareta e dois baldes. A polícia também encontrou nos celulares dos acusados vídeos compartilhados em mídias sociais, mostrando artefatos que podem ser arqueológicos, além de vídeos deles próprios realizando as escavações ilegais.

Crimes desse tipo são cometidos na esperança de vender tais artefatos em mercados paralelos de antiguidades. É importante frisar que desde a década de 70 é proibido o comércio de antiguidades escavadas no país depois desse período. E de acordo com o código penal egípcio, os crimes relacionados com a escavação ilegal de antiguidades são puníveis com duras penas que vão desde 25 anos de reclusão à prisão perpétua, além de pesadas multas. Mas, isso não impede os saques: um estudo de imagens de satélite, publicado em 2016 na revista Antiquity, descobriu que os saques aos sítios arqueológicos do país são visíveis até do espaço.

Mas a pergunta que não quer calar é: como esses homens esperavam transportar e vender essa grande estátua? Afinal, estamos falando de um artefato arqueológico de cerca de 3 m de altura e pesando 10 toneladas! Não é algo que você simplesmente coloca em uma picape e leva até um possível colecionador.

Dica de leitura:

Satellite evidence of archaeological site looting in Egypt: 2002–2013
https://www.cambridge.org/core/journals/antiquity/article/satellite-evidence-of-archaeological-site-looting-in-egypt-20022013/D23EA939FC4767D8BF50CAC6DE96D005

Fontes:

Three people detained for attempted robbery of Ramses II statue in Upper Egypt. Disponível em < https://english.ahram.org.eg/NewsContent/1/1233/484043/Egypt/Courts–Law/Three-people-detained-for-attempted-robbery-of-Ram.aspx >. Acesso em 18 de janeiro de 2023.

Egypt foils plot to steal 10-tonne statue of Ramses II. Disponível em < https://www.aljazeera.com/news/2023/1/11/egypt-detains-three-for-trying-to-steal-10-tonne-pharaoh-statue >. Acesso em 18 de janeiro de 2023.

How do you steal a 10-ton pharaoh statue? Three thieves tried a crane. Disponível em < https://www.washingtonpost.com/world/2023/01/12/egypt-pharaoh-ancient-statue-ramses/ >. Acesso em 18 de janeiro de 2023.

Egyptian Public Prosecution النيابة العامة المصرية (comunicado de imprensa). Disponível em < https://www.facebook.com/ppo.gov.eg/posts/pfbid03dKZrPehg5N2zMWJ7uR3Bm1o7c2bNzcreWkE2ZfuUBLJYYKsVE5EZTS5SyDDSoasl >. Acesso em 18 de janeiro de 2023.