Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram
Na última quarta-feira 22/02/2023, um fenômeno solar aconteceu no sul de Aswan, no Egito. O sol iluminou por quase 21 minutos as faces das estátuas do faraó Ramsés II, assim como dos deuses Ptah, Amon e Ra-Harakhte no Templo de Abu Simbel, em um evento que ocorre duas vezes por ano. O governador de Aswan, Ashraf Attia e o vice-ministro de Turismo e Antiguidades, Ghada Shalabi, estiveram presentes. Além do mais, cerca de 6.200 turistas, entre estrangeiros e egípcios, também se reuniram no templo para assistir ao alinhamento solar.
Ramsés II, também conhecido como “Ramsés, o Grande”, é o terceiro faraó da 19ª Dinastia e liderou campanhas militares no Levante, além de realizar várias obras arquitetônicas por todo o Egito. Uma delas foi o seu templo em Abu Simbel.
— Veja também: Antigas fotografias dos templos de Ramsés II e Nefertari em Abu Simbel
O fenômeno solar, amplamente considerado uma façanha da engenharia faraônica, acontece quando o sol atravessa todo o corredor do templo e alcança o quarteto de estátuas ao fundo uma vez em 22 de fevereiro e novamente em 22 de outubro. No entanto, existe o grande detalhe de que o Templo de Ramsés II, assim como da sua rainha, que fica bem ao lado, foram desmontados na década de 60 e remontados em outro lugar para que fossem salvos das aulas represadas do Rio Nilo. Isso mudou as datas dos alinhamentos, que anteriormente a transposição ocorriam nos dias 21 dos respectivos meses. Uma longa história a qual contei no vídeo abaixo:
E saiba o que rolou na celebração passada:
Dicas de leitura:
“Egito Antigo” de Sophie Desplancques
“História do Egito Antigo” do Nicolas Grimal
Fonte:
Sun illuminates face of Ramses II in Aswan. Disponível em < https://egyptindependent.com/sun-illuminates-face-of-ramses-ii-in-aswan/ >, acesso em 23 de fevereiro de 2023.