Angelina Jolie interpretará Cleópatra

Por Márcia Jamille N. Costa

Na última sexta-feira (11/06/10) foi anunciado que a vencedora do Oscar por “Garota Interrompida” (1999) e protagonista de filmes como “O Colecionador de Ossos” (1999) e “Amor sem Fronteiras” (2003) irá ser a rainha Cleópatra VII em um filme biográfico intitulado “Cleopatra: a life” escrito por Stacy Schiff.

Moeda com face de Cleópatra.

 

Embora tenha existido criticas sobre a cor da pele da rainha Cleópatra VII quando foi interpretada por Elisabeth Taylor em 1963 (o que aparentemente teve uma resposta com a produção de um filme sobre a governante que foi interpretada pela chilena Leonor Varela em 1999) é sabido que de acordo com a literatura Cleópatra era de linhagem grega da macedônia, mantendo-se assim por gerações, já que sua família, quando recebeu o direito de governar como soberana do Egito, praticava o incesto.

Angelia Jolie no filme "Alexandre" interpretando "Olímpia".

Diversas atrizes célebres interpretaram a última rainha da era faraônica e a adição de Angelina na lista parece ter tido uma resposta positiva. “Ela tem a aparência perfeita para o papel” declarou o produtor do filme Scott Rudin ao programa de TV Us Today, “o filme está sendo criado para ela e com a sua ajuda”. As filmagens ainda não tiveram inicio e não há uma previsão para o lançamento do filme.

Busto de Cleópatra II no Altes Museum de Berlin.

Busto de Cleópatra II no Altes Museum de Berlin.

(MTV.com)

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

30 comentários sobre “Angelina Jolie interpretará Cleópatra

  1. Olá Márcia Jamille!

    Gostaria de parabenizar pelo site, é ótimo! Aproveito para pedir ajudar: estou iniciando uma pesquisa científica sobre o sistema de Administração na civilização Egípcia. Poderia ajudar-me de alguma forma, sendo enviando textos a respeito da organização política do povo antigo, modos de governança dos faraós etc? E-mail: rapacruel@hotmail.com

    Obrigado!

  2. Parabéns Marcia é com pessoas como voce que eu fico informado pregando a educação é isso ai,obrigado!

    • Oi Jaqueline!
      Na verdade eu até prefiro mais os filmes legendados, a estória acaba sendo contada sem muitos reparos que são comuns nas cópias dubladas.
      Infelizmente não consegui ver o filme, eu queria muito assistir, mas bacana que você tenha visto!

  3. olá márcia jamille eu adore tudo mas eu queria descobrir mais sobre o Egito eu me apaixonei pelo Egito, será que vc pode me informar um e-mail que contenha muitas informações sobre o egito,muito obrigada por tudo viu eu adorei o blog .

    rakel.

  4. Parabés pelo seu trabalho. Minha filha faz egiptologia, não vejo a hora de vela formada. Será um sonho realizado.

  5. Oi Marcia , gostei muito do seu blog, para quem gosta do Egito antigo como eu é um presente. Gostaria q vc falasse sobre a faraó Hatsepsut(Hatasu).

    grande bjo

  6. Oi Márcia, gostaria de saber se ao longo desses anos foram feitas algumas descobertas sobre AKHENATON.Ele foi um homem de muita nobreza e estava muito a frente de seu tempo pagando um alto preço por isso. Tenho um carinho muito especial por esse faraó e queria saber se tem algo novo sobre ele.

    Um abraço

    • Uma das descobertas mais relevantes no momento talvez seja a suposta paternidade dele quanto ao Tutankhamon e a identificação do seu corpo. Segue abaixo:

      – Foram reunidas duas pedras que falam que o Tutankhamon era filho de um faraó, assim como a esposa dele, a Ankhesenamon, desta forma foi deduzido que ambos seriam filhos do mesmo pai (já que a paternidade dos dois foi mencionada no mesmo bloco);

      – O exame de DNA feito no esqueleto da KV-55 teve como resultado de que ali é o corpo do pai de Tutankhamon, no mesmo exame foi encontrado o corpo da mãe de Tutankhamon (a “Dama Jovem” da KV-35) e aponta que esta é a irmã do individuo da KV-55. Acredita-se que o corpo da KV-55 é o Akhenaton devido alguns pontos como o exame de DNA que fala que ele é filho de Tiye e Amenhotep III, os epítetos reais encontrados em sua tumba e o bloco (que mencionei acima).

  7. Por tudo q já li sobre a personalidade do Akhenaton é bem capaz dele não ter querido ser enterrado em uma tumba mais sim no deserto para q ninguém encontrasse seu corpo ao longo dos milênios.bjo

  8. Táh, e só fã da Angelina, então claro que amei a escolha e vou correr para ver no cinema!!! Mas, ainda assim me incomoda sempre perceber o quanto é rara ver referencias aos egipcios como um povo de pele escura, localizado na África, já teve aluno que se espantou quando eu disse que o Egito fica na África, provavelmente achavam que ficava na Europa!!!

Os comentários estão desativados.